Rodrigo Barbosa, fundador da Digitalcomm. Foto: Divulgação.
A Digitalcomm firmou um acordo com a UOLDiveo para hospedar o DCLOGG, software de processamento de pagamento de fretes e pedágios, na plataforma OpenStack da empresa, que conta com tecnologia Intel.
O software em nuvem, até então, era hospedado com diferentes empresas a cada novo cliente conquistado. Agora, a companhia optou por consolidar suas operações em uma única nuvem, padronizando os contratos e simplificando seu gerenciamento.
A plataforma OpenStack do UOLDiveo permite que a Digitalcomm possa configurar sua nuvem dinamicamente e orientada a software, seja sob o ponto de vista de processamento, storage ou rede.
Fundada em 2007, a Digitalcomm tem hoje três principais linhas de negócio: soluções SAP, soluções CA Technologies e soluções para o mercado de transportes e logística.
Neste último pilar, a Digitalcomm desenvolveu internamente o DCLOGG.
“Com este produto, atendemos 9 das 10 maiores contratantes de frete do mercado nacional e movimentamos mensalmente mais de R$ 100 milhões em pagamentos de pedágio”, revela Rodrigo Barbosa, fundador da Digitalcomm.
O executivo lembra que O DCLOGG foi inicialmente desenvolvido para ser implementado on-premise nos clientes da companhia, mas o primeiro cliente logo indicou a preferência por ter acesso à solução como serviço. Para atendê-lo, a Digitalcomm contratou um provedor e, depois, a cada novo cliente, um novo contrato era estabelecido.
“Nos últimos quatro anos, acumulamos vários contratos com diferentes fornecedores em nuvem e isso foi se tornando complexo. Há um ano, decidimos consolidar nossas ofertas em um único fornecedor”, lembra.
Inicialmente, a companhia avaliou a aquisição de uma infraestrutura para a realização de colocation, mas a ideia foi deixada de lado diante da possibilidade de se utilizar a plataforma OpenStack como serviço.