A Apas fechou o ano de 2018 com 1.522 empresas associadas, somando mais de 3,6 mil supermercados. Foto: Pexels.

A Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil) e a Associação Paulista de Supermercados (Apas) são responsáveis por um novo sistema de compartilhamento de informações de produtos com o objetivo de melhorar a eficiência da cadeia de abastecimento – da indústria ao varejo. 

Uma nova empresa, com previsão de operar em setembro, vai oferecer uma plataforma unificada de dados. A prestação de serviços à cadeia de abastecimento tem o apoio de um Laboratório de Serviço de Qualidade de Dados, em São Paulo (SP), que conta com equipamentos de medição, pesagem e qualificação de dados de produtos para atender aos mais diversos setores da indústria.

Os novos serviços abrangem desde a fotografia das embalagens de seus produtos até a qualificação total das informações em uma plataforma que pode ser acessada a partir de qualquer dispositivo. 

“O sistema nasce para atender a uma demanda do mercado. Hoje acontece das descrições da nota fiscal de um fabricante não conferirem com as do varejista, o que gera perda de produto, pois a nota não é computada", explica João Carlos de Oliveira, presidente da GS1 Brasil. 

O laboratório é baseado em padrões internacionais para identificação de produtos e certificação de códigos padrão GS1.

A plataforma busca padronizar as informações de cada produto de categorias como alimento, vestuário, aparelhos eletroeletrônicos e outros seguindo uma norma de qualificação de dados. 

Os atributos de cada produto cadastrado na plataforma são definidos pela indústria. A partir daí, o banco de dados é compartilhado com distribuidores, atacado e varejistas. 

"Queremos ser um concentrador de todas essas informações, de forma que todo mundo que queira informação sobre aquele produto não vai ter dúvida na hora que recorrer a esse cadastro único", explica Carlos Correa, superintendente da Apas.

A Apas fechou o ano de 2018 com 1.522 empresas associadas, que totalizavam 3.683 lojas em todo o estado de São Paulo.