Wal Maciel, supervisora financeira da Uberlândia Refrescos. Foto: Divulgação.

A Uberlândia Refrescos, franqueada da The Coca-Cola Company em Minas Gerais, escolheu o sistema de TVM (Gestão de Tesouraria), da catarinense MakeValue para a automatização dos cálculos financeiros e contabilização de suas operações financeiras. 

A solução também oferece a gestão do fluxo de caixa, realizado e previsto, capturando todas as movimentações financeiras diretamente das tabelas do ERP utilizado pela empresa, fornecido pela SAP.

O projeto foi executado em seis semanas. Durante a implementação, a equipe de tesouraria da Uberlândia Refrescos foi treinada para atuar na operação da ferramenta. Isso inclui não só a inclusão de novas modalidades de contratos financeiros, como a criação de um número ilimitado de visões de classificação financeira de seu fluxo, através de um sistema de filtros.

Para a MakeValue, sediada em Joinville, o projeto marcou sua presença no mercado mineiro. Desde 2017, partindo de uma parceria no Nordeste e do fechamento de grandes clientes no Sul, a empresa vem expandindo seus negócios para as demais regiões do Brasil. Hoje a MakeValue está presente em todo o território nacional.

"Tivemos um ganho operacional na qualidade das informações e também redução do tempo de trabalho da equipe financeira, com a melhoria na contabilização das transações financeiras que antes eram manuais e passaram a ser automáticas do TVM para o SAP. Um outro ponto forte foi a possibilidade de relatório gerenciais para suportar a alta direção nas decisões”, destaca Wal Maciel, supervisora financeira da Uberlândia Refrescos.

A Uberlândia Refrescos atua com uma fábrica engarrafadora e um centro logístico em Uberlândia, além de escritórios em Araguari, Frutal, Monte Carmelo, Patrocínio e São Gotardo. A empresa ainda conta com unidades em Araxá, Ituiutaba, Patos de Minas e Uberaba e distribuidores autorizados em Iturama, João Pinheiro e Paracatu.

O foco da companhia é a fabricação e distribuição de produtos das marcas Coca-Cola, Leão, Heineken e Verde Campo pelas regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas.

A empresa atende a cerca de 3,2 milhões de consumidores e 25 mil clientes, empregando aproximadamente 1,3 mil pessoas.

A MakeValue atende a 40 grupos econômicos, totalizando uma centena de CNPJs, incluindo nomes como Renault, Alpargatas, Malwee, Apsen Farmacêutica e Midea Carrier. Todos usuários de SAP ECC ou S/4Hana. 

A empresa catarinense é parceira de desenvolvimento da SAP e foi fundada há cinco anos por um grupo de sócios que inclui Vitor Belous, ex-consultor SAP e supervisor de tesouraria HSBC e Guilherme Ferreira, ex-coordenador de P&D da Gesplan, uma companhia de software de gestão de tesouraria sediada em Joinville.

Os profissionais são experientes na na criação de motores de cálculo e soluções para o mercado financeiro. 

A MakeValue tem uma gama de produtos focados em gestão de orçamento contábil, remessas bancárias e controle e contabilização de incentivos fiscais, entre outros.