O botão vai ser disponibilizado primeiro a um grupo seleto de usuários. Foto: Bloomua/Shutterstock.com

O Twitter anunciou que está testando um botão "Compre agora" para permitir que os usuários comprem artigos de lojas e artistas diretamente da rede social. 

O botão vai ser disponibilizado primeiro a um grupo seleto de usuários. Os vendedores iniciais variam de marcas como Burberry e The Home Depot para artistas como Ryan Adams e Megadeth.

Para o Mashable, o botão representa o maior passo do Twitter no comércio eletrônico até o momento e é o resultado de muitos meses de desenvolvimento e testes.

"É possível dizer que estamos trabalhando nesse modelo desde o primeiro dia que eu cheguei no Twitter", afirmou ao Mashable Nathan Hubbard, ex-CEO da Ticketmaster que entrou no Twitter há um ano como o primeiro diretor de comércio da empresa.

O Twitter já tinha iniciado um processo de e-commerce com promoções como permitir que os usuários adicionassem produtos a seus carrinhos de compras Amazon adicionando a hashtag #AmazonCart ou na parceria com a Starbucks para deixar os clientes comprarem um cartão presente para amigos através da rede social.

Para o novo recurso de compras, o Twitter tem uma parceria com o Stripe, um serviço de pagamentos on-line, para processar as transações com "apenas alguns cliques." A companhia também está trabalhando com vários serviços de comércio eletrônico, incluindo The Fancy, Gumroad e MusicToday.

O anúncio do Twitter vem menos de dois meses depois do Facebook começar a testar um botão "Comprar" próprio. No entanto, o Facebook tem a vantagem de já ter aceitado pagamentos com cartão de crédito anteriormente em compras de jogos na rede social, por exemplo.

Quando questionado sobre como o potencial de comércio do Twitter se compara a outras redes sociais como Facebook e Pinterest, Hubbard destacou dois diferenciais: a presença de "pessoas influentes" na rede social, que pode levar os usuários a fazer compras, e ao fato de que o Twitter é um serviço verdadeiramente em tempo real.