A Navegg firmou um contrato com o grupo Opsa,de Honduras. Foto: Gerardo Borbolla/Shutterstock.

A Navegg, empresa de data provider e DMP, firmou um contrato com o grupo hondurenho Opsa – maior conglomerado de mídia do país.

O grupo é responsável pelo La Prensa, o jornal mais antigo do país. A publicação tem, em média, 55,7 mil exemplares impressos ao mês. Como comparação, é um número quase cinco vezes menor do que o Estadão, que teve 242 mil impressões no último mês.

A diferença é que Honduras conta com 8 milhões de habitantes, enquanto o Brasil tem cerca de 200 milhões, um número 25 vezes maior.

Outro novo cliente da Navegg na América Latina é o grupo PRP, um dos principais meios de comunicação do Peru. 

A empresa brasileira ainda tem clientes como a Publicar, da Colômbia; e o grupo argentino Telefe. Atualmente, os negócios internacionais representam mais de 30% do faturamento da Navegg.

A empresa analisa anonimamente comportamentos de mais de 200 milhões de internautas na América Latina e classifica-os em mais de 1,4 mil segmentos, como intenção de compra, dados demográficos e uso de tecnologias. 

Os dados de audiência podem ser usados na compra e venda de mídia online.

Embora a empresa ainda não tenha clientes no Peru, por exemplo, já tem dados de audiência de 5 milhões de usuários do país. 

“Desenvolver nossa base de conhecimento da audiência local antes de abordar comercialmente um mercado, torna o uso da plataforma muito mais efetivo, pois transferimos todo esse conhecimento do usuário para o nosso cliente, seja ele um anunciante ou um portal”, afirma Pedro Cruz, sócio-fundador e responsável pelo marketing e parcerias estratégicas da Navegg.

Entre os países atendidos pela empresa na América Latina estão Argentina, Colômbia, México, Chile, El Salvador, Honduras e Peru. A companhia também negocia com clientes da Guatemala. 

A Navegg também possui informações sobre a população hispânica dos Estados Unidos: são 13 milhões de usuários dentro da base de dados da empresa. 

“Muitos internautas hispânicos vivem nos EUA, mas consomem conteúdo made in Latam. É mais uma oportunidade para a proposta de serviço que oferecemos na América Latina”, afirma Cruz.

Neste ano, o próximo alvo da expansão da companhia são os países do sul da Europa: Espanha, Grécia, Itália e Portugal.

“Já temos parceiros na Espanha e em Portugal e estamos trabalhando para aumentar esse número em outros países”, afirma o sócio-fundador.

A Navegg foi fundada em 2008 e é sediada no Brasil. A empresa conhece as afinidades e interesses de mais de 107 milhões de internautas brasileiros, presentes em mais de 100 mil sites, blogs, portais, buscadores de preços e lojas virtuais.