TELECOM

Algar digitaliza processos com Accenture

08/09/2021 16:33

As três primeiras ferramentas do projeto já foram implantadas na companhia.

Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Algar Telecom, empresa de telecomunicações e TI do grupo Algar, contratou a Accenture para digitalizar seus processos de backoffice nas áreas de serviços de campo, financeira e comercial para o segmento corporativo.

O projeto envolve a implementação de soluções em automação, analytics e plataformas na nuvem, entre outras tecnologias.

Em julho, a companhia já implementou as três primeiras ferramentas desenvolvidas pela Accenture. 

A primeira é o ADCC, que tem a finalidade de ajudar o cliente a agendar sua ordem de serviço (OS) e a segunda é o App de Campo, que permite uma interação entre o cliente e o técnico por meio do WhatsApp.

Por fim, foi implantado o App do Cliente, funcionalidade presente no aplicativo da Algar Telecom para o cliente poder abrir reclamações sobre sua internet.

A ferramenta consegue realizar alguns testes, inclusive orientando o cliente na solução e, caso o problema ainda persista, ele tem condições de abrir uma OS sem ter que ligar no atendimento. 

Outras soluções ainda serão implementadas, mas a empresa não abriu mais detalhes nem a previsão de conclusão.

Segundo a companhia, esse é um reforço no movimento de digitalização que a Algar Telecom começou há alguns anos e o objetivo é estabelecer novas capacidades digitais, centradas no cliente final, para imprimir flexibilidade e agilidade na operação.

“A tecnologia viabiliza uma melhor experiência para o cliente, melhora e agiliza os processos e auxilia no crescimento e na produtividade da organização”, destaca Tulio Abi-Saber, vice-presidente de finanças, relações com investidores e jurídico da Algar Telecom.

Em última instância, essa jornada estabelecida pela empresa prevê processos digitalizados e transformados de ponta a ponta em todas as áreas, automação máxima com suporte de tecnologias como IA e robotização, alta performance de investimentos e a transformação da força de trabalho para uma realidade mais ágil e especializada.

A Accenture chama esse processo de jornada para operações inteligentes, que faz parte da oferta de Business Process Outsourcing da companhia. Na prática, trata-se de uma evolução do BPO, justamente por ser aplicado em conjunto com a captura de resultados de negócio e tecnologia. 

A Accenture é uma das maiores companhias de consultoria empresarial do mundo, com cerca de 5 mil funcionários no Brasil.

A companhia atua com consultoria de gestão, contabilidade, marketing e também com TI, área na qual atua com grandes implementações de ERP, por exemplo.

Com 67 anos de mercado, a Algar Telecom oferece internet por fibra óptica, celular, serviços de voz, dados, e TI, incluindo serviços de cloud e de segurança de redes, além de sistemas de gestão para pequenas empresas.

A companhia atende clientes corporativos (B2B) e do varejo (B2C) com mais de 112 mil km de fibra óptica em 372 cidades de 16 estados e do Distrito Federal, contando com mais de 4,5 mil colaboradores.

Veja também

TIME
Brasil Tec Par tem novo head de infraestrutura de TI

Luís Alberto Aloy tem passagem de nove anos na Lexmark.

CÂMERAS
Bahia: segurança pública com Avantia e Oi Soluções

As duas empresas serão responsáveis por um sistema de videomonitoramento em 78 municípios.

BILHETAGEM
Autopass migra para Oracle Exadata X8M

Após crescimento da operação, a empresa fez o projeto com a V8 Consulting.

CX
Teleperformance: trabalho remoto com Citrix

Com a pandemia, mais de 250 mil funcionários da empresa foram trabalhar em casa.

ENTRETENIMENTO
DirecTV atende clientes com Watson

A empresa desenvolveu um assistente virtual baseado nas tecnologias da IBM.

VENDAS
Vcom tem novo diretor comercial

Fábio Salgado vem da Neobpo e já passou por empresas como Stefanini e Tivit.