Coworking é um novo tipo de trabalho.

A PUCRS aposta na tendência do coworking como uma forma de fomentar inovação no Tecnopuc, com a criação de um espaço de coworking novo prédio do Global Tecnopuc.

O coworking ocupará um espaço privilegiado na nova estrutura do Global Tecnopuc, ocupando 300 metros quadrados em uma passarela aérea que conecta os dois prédios do local, construído com um investimento de R$ 17 milhões feito por PUCRS e HP.

“Espaços de coworking resolvem muitos dos problemas de empresas nascentes, como a necessidade de cortar custos, buscar conexões de negócios e participar de um ambiente que fomente um senso de comunidade”, avalia Leandro Pompermaier, coordenardor da Agência de Gestão de Empreendimentos da PUCRS.

Pompermaier falou sobre coworking durante o Global Tecnopuc Experience nesta quarta-feira, 08, junto com Rafael Chanin, um dos sócios do Nós Coworking, um dos primeiros espaços do gênero abertos em Porto Alegre e Thiago Ribeiro, diretor do POA Digital.

O objetivo primordial de um espaço de coworking é fomentar conexões e networking entre pequenas empresas ou mesmo profissionais que trabalham por conta própria, rompendo o isolamento de um pequeno escritório ou de um home office.

De acordo com Chanin, a experiência do Nós, fundado em 2011 no prédio da antiga cervejaria da Brahma ao lado do Shopping Total, é que esse tipo de coabitação em um espaço aberto naturalmente cria conexões que, no longo prazo, acabam por fomentar o crescimento dos empreendedores.

“Nem sempre acontece uma troca de conhecimento um a um, mas, no longo prazo, os profissionais percebem que ajudam e são ajudados”, avalia Chanin. As implicações vão além do profissional. De acordo com o empresário, os profissionais formam grupos para atividades fora do trabalho. Um casal inclusive se casou.

O gerenciamento do coworking do Global ficará a cargo de um parceiro, ainda não definido pelos idealizadores. Formas de acesso (incluindo se será aberto ou não para profissionais sem vínculo com o Tecnopuc), valores e outros detalhes ainda estão serão definidos.

Confira abaixo a matéria de Adriana Dall’Agnol Comunicação da PUCRS sobre a palestra abordando Coworking no Global Tecnopuc Experience.