A PUC-Rio se uniu à Mongeral Aegon e à IRB Brasil RE para o Insurtech Innovation Program. Foto: Divulgação.

A PUC-Rio se uniu à Mongeral Aegon, seguradora multinacional e à IRB Brasil RE, maior resseguradora do país para lançar o Insurtech Innovation Program.

O programa de inovação tem o objetivo de formar profissionais para atuar no desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços baseados em tecnologia para os mercados de seguros e resseguros.

A iniciativa tem a coordenação do Instituto de gestão de riscos financeiros e atuariais da PUC-Rio (IAPUC) e do Departamento de Informática da Universidade. 

"A PUC-Rio possui know-how em tecnologia e gestão de projetos, a Mongeral Aegon é especializada em seguro de Vida, e o IRB tem a experiência e a liderança do mercado ressegurador. Essa combinação possibilitará unir as inteligências acadêmica e técnica do negócio para desenvolver novas soluções", destaca Alessandra Monteiro, diretora de subscrição de vida e longevidade do IRB Brasil RE.

A PUC-Rio conduzirá o Insurtech Innovation Program com base na metodologia Challenge Based Learning (CBL). 

“Neste método de ensino, são formados grupos multidisciplinares, realizados desafios e apresentados conteúdos técnicos e não técnicos. Os participantes desenvolvem projetos criativos e inovadores ao mesmo tempo que aprendem”, explica Rafael Nasser, coordenador de Inovação do Programa do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio).

A iniciativa vai explorar tendências tecnológicas como blockchain, inteligência artificial, realidade virtual e internet das coisas (IoT). 

Na prática, serão formados grupos multidisciplinares a cada trimestre com novos desafios propostos. Conteúdos tecnológicos e de negócio serão apresentados e os participantes desenvolverão projetos criativos e inovadores para a indústria de seguros. 

“Para que uma empresa cresça, é fundamental investir em bons serviços e produtos, além de uma diferenciada experiência do cliente com a marca. Nestes dois aspectos, a tecnologia tem papel fundamental, e é por isso que a Mongeral Aegon investe neste programa”, finaliza Helder Molina, presidente da seguradora.

O Insurtech terá duração de um ano e aulas na PUC-Rio. Nenhum conhecimento prévio é requerido e a multidisciplinariedade será um fator valorizado no programa. 

Alunos de qualquer área e de qualquer universidade podem se candidatar até 10 de dezembro pelo link do programa. O Insurtech terá 16 vagas no total, sendo dez para alunos de graduação e seis para alunos de pós-graduação stricto sensu. 

Os escolhidos devem ter disponibilidade diária no período da tarde e todos terão direito a uma bolsa estágio como remuneração mensal.