Gil Torquato, CEO da UOL Diveo.
A Compasso, empresa de tecnologia do grupo UOL, agora se chama Compass.
A troca do nome, provavelmente uma das alterações mais simples da história do marketing, foi feita pela agência Global GUT, sediada nos Estados Unidos, e visa reforçar os planos de expansão global da companhia.
A operação foi efetiva. Com uma letra “o” a menos, o nome agora está em inglês, idioma no qual a palavra “compass”, significa “bússola”, o que dá a deixa para o conceito de marketing “What' the north for ___”, o que em tradução livre seria algo como “Qual é o rumo para _____”.
Uma curiosidade para amantes de filologia é que “compasso”, em português, também pode significar bússola, mas apenas num contexto náutico.
Isso provavelmente tem a ver com o fato de navegadores usarem compasso, o instrumento para fazer círculos, para monitorarem sua localização no mar por meio das estrelas, em uma época pré-GPS, mas esse repórter começa a divagar.
Em nota, a Compass aponta que o novo nome “se conecta com o DNA da companhia e reflete o ideal de ser referência na construção de jornadas digitais, com foco em disrupção, inovação e transformação por meio de tecnologias estado-da-arte”.
“Ao transformar a Compasso em Compass, a ideia foi de refletir todas as áreas de atuação, com soluções desenvolvidas de forma eficiente para se adequar às diferentes necessidades dos clientes em qualquer lugar do mundo”, completa Gil Torquato, CEO da UOL Diveo, holding que controla a Compass.