Juliano Tubino, vice-presidente de estratégia e Novos Negócios da Totvs.
A ampliação do debate sobre a agenda ESG (Environmental, Social and Governance) é muito positiva para o mercado e, é claro, para a sociedade como um todo. Esta agenda, como não poderia deixar de ser, também foi acelerada pela pandemia, assim como a transformação digital das empresas.
Para se ter uma ideia, os fundos ligados à pauta ESG cresceram 32% em ativos em 2020, somando R$ 8,8 trilhões, segundo levantamento da Bloomberg. Número recorde - e que tende a crescer.
No fim do dia, a ideia é gerar impacto para todos, sem deixar de olhar para a sustentabilidade de forma ampla - dos negócios ao Planeta. No entanto, acontece com este tema o que, muitas vezes, ocorre com tudo que se torna pauta do dia para a noite. Há uma tendência de que o debate se disperse e se esvazie, correndo o risco de tornar "ESG" uma expressão tão comum quanto inconsistente.
Para evitar que isso aconteça, penso que um dos principais caminhos é realmente aprender com quem faz. Erros e acertos podem e devem ser discutidos em benchmarks com negócios que tenham saído da teoria e entrado de fato na prática.
Para garantir que este trajeto seja bem-sucedido, não podemos perder o foco em olhar para cada um dos pilares de forma genuína, contando com o apoio da liderança na execução de uma estratégia consistente e relevante.
A Tovts tem sido uma escola incrível, como uma empresa de capital aberto, com um conselho independente e como empresa de tecnologia estarmos de certa forma conectada a todos os segmentos da economia brasileira, o dia a dia na governança e liderança da empresa tem sido uma demonstração prática dos benefícios e da prática ESG na condução dos negócios.
A experiência da Totvs tem me mostrado, na prática, caminhos para isso. Selecionei sete passos que têm se mostrado efetivos nesta trajetória de aprendizado constante:
Amplie o olhar: ESG não é só sobre sustentabilidade do meio-ambiente. É, também, sobre sustentabilidade do negócio e relações com investidores. A S&P Global Ratings prevê que a emissão de títulos sustentáveis e ESG deve alcançar captação de 700 bilhões de dólares em 2021.
E a perspectiva é que o número siga crescendo, à medida que a discussão sobre a pauta também é ampliada. Por isso, é importante que a empresa fique atenta aos seus indicadores e garanta que o mercado tenha visibilidade dos movimentos por um negócio mais sustentável.
A relação entre valor presente e valor futuro das empresas de capital aberto tem evoluído bastante onde o último, tem sido cada vez mais beneficiado quando a empresa consegue provar a sua relevância no mercado em que atua.
E relevância é um atributo que tem seu valor multiplicado, quando associado a longo-prazo e sustentabilidade.Na Totvs esse olhar é praticado em todos os momentos.
Seja na nossa atuação em mais de 11 segmentos da indústria (trazendo colaboração entre eles e não sendo dependente de nenhum em específico em momentos difíceis da economia), seja na expansão dos nossos negócios para novas dimensões como serviços financeiros e business performance, onde se tornar cada vez mais relevante para nossos clientes, mercado e interlocutores e a força motriz dessa estratégia.
Assuma responsabilidade: a atenção ao papel social das empresas torna-se cada vez mais relevante.
O estudo Edelman Trust Barometer 2021 mostra que 61% dos brasileiros consideram as empresas de instituições confiáveis, competentes e éticas. Os números são inferiores quando se trata das ONGs (56%), da imprensa (48%) e do governo (39%).
Fica claro que a responsabilidade das empresas em oferecer caminhos para o desenvolvimento social, como por meio de parcerias ou mesmo de projetos próprios - como na área de educação e formação técnica, por exemplo, é cada vez maior.