A PUC-RS é a primeira universidade brasileira a incluir cursos na Miríada X. Foto: PUC-RS/Divulgação.

A PUC-RS é a primeira universidade brasileira a incluir cursos na Miríada X, a mais antiga plataforma de e-learning em língua espanhola e portuguesa no mundo. 

O portal permite a realização de cursos abertos on-line, baseados na aprendizagem colaborativa, também conhecido como MOOC (massive open online course).

“A universidade tem uma área de EAD desde 1999 e procuramos estar atualizados e acompanhar as tendências, que hoje são os MOOCs. Mesmo gratuito, os cursos trazem um retorno para a PUC-RS em termos de visibilidade e internacionalização”, explica Paulo Wagner, coordenador de Educação a Distância da PUC-RS.

A página da PUC-RS conta com dois cursos. 

Um deles é o “Marketing, um novo horizonte se apresenta”, que aborda temas como evolução do marketing econômico, comportamento do consumidor, marketing de relacionamento e marketing contemporâneo.

O outro é de introdução à Engenharia de Produção. Nele os participantes aprenderão sobre operações e logística; pesquisa operacional e engenharia econômica; qualidade e produto; engenharia organizacional e engenharia da sustentabilidade.

Ambos têm a duração de seis semanas e estão com as inscrições abertas. Qualquer pessoa pode se inscrever, e a participação em no mínimo 75% das aulas dá direito a um certificado de participação gratuito.

Segundo Wagner, há outros dois cursos em desenvolvimento, nas áreas de informática e administração.

“Hoje percebemos que os jovens estudam muito pela internet, e que muitas vezes buscam conteúdos que vão além do que é visto em sala de aula, então estamos entrando em uma nova plataforma que proporciona esse tipo de aprendizado”, relata o coordenador.

A Miríada X é uma plataforma da Universia, maior rede de universidades de fala hispânica e portuguesa. Ela é formada por 1.290 universidades de 23 países ibero-americanos.

Por já ser membro da Universia, a PUC-RS optou por ingressar na Miríada X, enquanto outras universidades brasileiras, como USP e Unicamp, optaram por fazer parte da Coursera.

A Miríada X conta com 20 universidades espanholas entre as 42 participantes, incluindo instituições de ponta como a Universidad Complutense de Madrid, a Universidad de Navarra e a Univerisdad de Salamanca, que estão entre as melhores da Espanha.

Pouco mais de 1 milhão de alunos já se matricularam em cursos da Miríada X. Na Coursera, são 10,5 milhões. Já a Veduca, plataforma fundada no Brasil, conta com mais de 540 mil estudantes cadastrados.