A Cebrace é uma das principais produtoras de vidros e espelhos da América do Sul. Foto: Divulgação.

A Cebrace, uma das principais produtoras de vidros e espelhos da América do Sul, finalizou a implementação das aplicações McAfee Web Security e McAfee Web Gateway Appliance em projeto conduzido pela Brasoftware.

No total, foram adquiridas 1.001 licenças do McAfee Web Security e duas do McAfee Web Gateway Appliance - tanto software quanto hardware -, em um projeto implementado durante uma semana. 

As soluções estão presentes nas cinco unidades da Cebrace: três na cidade de Jacareí (SP), uma em Caçapava (SP) e outra em Barra Velha (SC).

Uma das principais necessidades da equipe de TI da Cebrace era gerenciar e controlar o acesso de usuários a conteúdos da internet, atividade agora possível de ser realizada com o Gateway.

“Com a conclusão do projeto, obtemos relatórios que nos mostram com detalhes tudo o que é acessado na rede, incluindo categorias, volume de dados transmitidos e o tempo de navegação de cada usuário”, declarou Diego Detomini, coordenador de infraestrutura de TI da Cebrace.

Segundo ele, a empresa verificou que o acesso a rádios online consumia uma quantidade considerável de dados da rede, o que a deixava mais lenta. 

“Diagnosticamos que muitos usuários se conectam a essas rádios, às vezes o dia inteiro, enquanto trabalham, o que gera um streaming muito grande na rede. Fizemos esta avaliação com a ferramenta de bloqueio”, diz o coordenador, explicando que antes, quando o teto do link de internet era atingido, sua equipe precisava ficar procurando quem estava acessando os conteúdos. 

Para isso, utilizavam outras ferramentas que não tinham um painel de gerenciamento centralizado, o que consumia muito tempo.

O próximo passo é liberar alguns sites que não fazem parte da rotina de trabalho, mas que sejam autorizados pelas políticas internas da companhia.

“Nossa intenção é permitir o acesso ao máximo de páginas pelos usuários, melhorando o clima organizacional sem prejudicar o desempenho da nossa rede interna”, completa Detomini.

Outro ganho da Cebrace com a implementação do projeto foi a segurança da rede interna. As soluções da Intel Security permitem uma prevenção de perda de informação por meio de acessos web e também varrem vírus e malwares antes que eles cheguem à máquina do usuário.

Fundada em 1987, a Brasoftware comercializa soluções de empresas como Microsoft, Autodesk, Adobe, Symantec, McAfee, Citrix,  ArcServe, Corel, entre outras. A Brasoftware encerrou 2014 com faturamento de R$ 810 milhões. O valor representa uma alta de 39% em relação a 2013.