O Tecnólogo de Jogos Digitais é o novo curso da Fadergs para o próximo semestre. Foto: Eduardo Bussolin.

O Tecnólogo de Jogos Digitais é o novo curso da Fadergs para o próximo semestre. Os alunos da modalidade contam com três certificações intermediárias ao longo do curso: programador de computador, projetista de jogos digitais e tecnólogo em jogos digitais

Durante o curso, 75% das disciplinas são de cunho prático, tendo como foco formar profissionais empreendedores, com habilidades de construção de games para diversas aplicações. 

“O acadêmico deste curso estará apto a realizar projetos de jogos digitais para diferentes dispositivos (tablets, computadores e celulares), desenvolvendo conceitos de documentação de jogos digitais e concept”, diz o coordenador da graduação tecnológica, Jaime Gross.

Algumas das áreas de atuação do tecnólogo de jogos digitais são: game designer, artista gráfico, programador de jogos digitais, desenvolvedor de arte para produções de filmes de desenho animado, arte digital (pintura e desenho), entre outras.

“No Brasil, esse segmento vem aumentando devido ao avanço da linguagem interativa e a possibilidade de criação para dispositivos móveis. O país é o quarto maior consumidor de jogos do mundo, com cerca de 35 milhões de usuários. e lidera o crescimento no mercado mundial”, relata Gross.

Na região metropolitana de Porto Alegre, instituções como UFRGS, Feevale, Unisinos e Uniritter e Faccat já tem graduações de jogos digitais, enquanto PUC-RS e UCS contam com pós-graduações no assunto. Na região Sul, a UFPel em Pelotas e a FURG em Rio Grande já tem opções.

Segundo dados da ADjogosRS (Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul) existem hoje 25 empresas atuando nesse mercado no Rio Grande do Sul, empregando 150 profissionais.

Nos últimos cinco anos, essas empresas produziram cerca de 203 jogos (entre advergames, jogos para celulares, computadores e internet), uma média de 10 títulos ao ano. 

A Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Fadergs) foi a primeira instituição de Ensino Superior do Sul do Brasil a integrar a rede global líder em ensino superior Laureate International Universities. A Fadergs possui nota 4 (numa escala de 1 a 5) no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC. 

A Laureate Brasil é formada por 12 instituições de ensino superior, com mais de 50 campi em oito estados brasileiros. A Laureate International Universities é formada por mais de 80 instituições de ensino em 29 países nas Américas, Europa, Ásia, África e Oriente Médio.