A AGCO adotou, na fábrica de Canoas, um aplicativo criado em parceria com a Kobe. Foto: Divulgação.
A AGCO, fabricante e distribuidora mundial de equipamentos agrícolas, acaba de implementar na manufatura da planta de Canoas, na grande Porto Alegre, um aplicativo criado em parceria com a startup Kobe.
O projeto Help Chain (cadeia de ajuda) busca reduzir o tempo de atendimento na linha de produção pelas áreas técnicas de apoio.
A iniciativa é baseada no acionamento de toda a cadeia de apoio técnico em um aplicativo para smartphones. Em vez de acionar um botão físico, o funcionário da produção pressiona um botão nas telas de celulares instalados em pontos específicos das linhas de produção.
Dessa forma, o aparelho móvel do responsável técnico vibra e indica o local onde a ajuda é requisitada. Ele então também pode solicitar suporte no aplicativo selecionando as áreas da qualidade, logística, engenharia e segurança, por exemplo.
“As maiores perdas em uma linha de produção estão na falha de comunicação, que atrasa a solução de possíveis correções necessárias. Por isso, qualquer melhoria que agilize este processo é extremamente vantajosa e estratégica para nós”, afirma Felipe Soares, diretor de TI da AGCO América do Sul.
O projeto faz parte da estratégia de inovação aberta que busca conectar a AGCO com startups para desenvolver o empreendedorismo na empresa e cultivar a colaboração entre soluções externas e internas.
Entre as áreas disponíveis para parcerias estão manufatura 4.0, conectividade, inteligência artificial, IoT, mobilidade e experiência com clientes.
“As vantagens da estratégia ‘Open Innovantion’ podem ser percebidas em duas frentes: primeiro, na parceria com a startup brasileira, que nos apresentou um projeto em linha com nossas estimativas e objetivos. Em segundo, no desenvolvimento de uma solução que proporciona maior flexibilidade, mobilidade e agilidade na linha de produção”, completa Soares.
Toda a ação de Help Chain foi desenvolvida com a Kobe, empresa de Porto Alegre, em parceria iniciada no segundo semestre de 2016. Com o resultado do projeto, a iniciativa deve ser expandida para outras quatro plantas da AGCO no Brasil nos próximos meses.