O aplicativo Caixa Tem foi um dos serviços afetados. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil.

Um data center da Ascenty esteve fora do ar na última segunda-feira, 7, impactando a operação de clientes da IBM com sistemas hospedados na infraestrutura, como é o caso de empresas como Nubank e Caixa Econômica Federal.

De acordo com o site NeoFeed, a infraestrutura localizada em Jundiaí, no interior de São Paulo, teve um problema de refrigeração provocado por um vazamento de água e precisou ter os servidores desligados.

Os serviços teriam sido paralisados por volta das 5h e voltado parcialmente ao ar depois do meia dia. Procurada pelo NeoFeed, a Ascenty não quis comentar.

Durante a manhã, a big blue publicou no Twitter, na conta IBM Cloud, que alguns serviços de nuvem no data center “Sao Paulo 01” estavam indisponíveis e a empresa estava trabalhando para restaurá-los.

“Uma falha de resfriamento dentro do prédio que abriga o data center da nuvem da IBM em São Paulo resultou em uma interrupção temporária do serviço. A IBM está trabalhando com todas as partes envolvidas para restaurar o serviço o mais rápido possível”, informou a empresa.

Somente às 18h24, a companhia publicou que a questão havia sido resolvida, com a temperatura estabilizada e a conectividade restabelecida, mas a equipe técnica ainda estava trabalhando para restaurar os serviços. 

O aviso de que os serviços haviam sido completamente normalizados foi postado às 22h29.

De acordo com o G1, o que aconteceu foi um rompimento de uma canalização que abastece a água de torres de resfriamento do data center. Este problema foi resolvido e foi preciso reabastecer tanques de água e esperar a estabilização das temperaturas.

Os clientes que não contam com um plano de contingenciamento ficaram com os serviços afetados. 

“Em geral, o SLA (service level agreement) desses contratos é de poucos minutos. E já são muitas horas fora do ar”, disse uma fonte ao NeoFeed.

Um dos impactados foi o aplicativo Caixa Tem, usado para acessar benefícios como o Auxílio Emergencial e o Bolsa Família, do Governo Federal, que ficou fora do ar.

Em nota, a Caixa confirmou que o aplicativo estava indisponível “em razão de problema em ambiente da provedora de serviços IBM, que é responsável pelo tráfego de informações do aplicativo”.

Segundo a revista Exame, o app do Nubank também foi afetado e parte da sua base de clientes encontrou oscilações ao acessar algumas funções do aplicativo na manhã de ontem.

Outra empresa impactada foi a Rede Ponto Certo, que atua com recargas de cartões de transporte, telefonia, jogos e zona azul em regiões como São Paulo, Recife e Maceió. Em nota, a companhia afirmou que 65 mil transações deixaram de ser realizadas na segunda-feira.

Além destas companhias, clientes como Itaú, Vivo, Correios, Banco Inter, TIM, Mercado Livre, WhatsApp, FreeFire e Polícia Federal teriam enfrentado instabilidades por conta do problema.

A Ascenty foi fundada em 2010 pelo americano Cris Torto. Em 2018, foi adquirida pela Digital Realty e pela gestora Brookfield por US$ 1,8 bilhão. 

Como parte da Digital Realty, a Ascenty passou a integrar uma rede global de mais de 210 data centers localizados em toda a América do Norte, Europa, América Latina, Ásia e Austrália. No Brasil, a empresa conta com 17 sites.