PradoTech faz parte do Prado Bairro-Cidade. Foto: Divulgação.
Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, terá um parque tecnológico focado em tecnologia de ponta, um investimento de R$ 200 milhões que espera atrair 120 empresas e criar 5 mil empregos.
O chamado PradoTech terá uma área de 30 mil metros quadrados e ficará dentro do Prado Bairro-Cidade, um condomínio fechado (ou bairro privado, como preferem os criadores) de mais de 52 hectares.
A PradoTech busca projetos nas áreas de nanotecnologia, internet das coisas, inteligência artificial, energia e baterias, robótica e área biomédica, revela o jornal gaúcho Zero Hora.
A iniciativa tem nomes de peso por trás, como a Domus Urbanismo, empresa liderada por Carlos Gerdau Johannpeter, além de investidores, a prefeitura de Gravataí e a Unisinos, uma universidade gaúcha com experiência na área de parques tecnológicos.
Vale destacar que apesar do sobrenome famoso de Carlos, a siderúrgica Gerdau não está envolvida no projeto.
Carlos é filho de Jorge Gerdau Johannpeter, mas deixou a carreira de executivo no Grupo Gerdau há quase 25 anos para tocar iniciativas próprias em outras áreas.
O primeiro passo do novo PradoTech será a Casa das Startups, uma incubadora de empresas que deve abrir as portas já no primeiro trimestre de 2022.
A incubadora ficará sobre a gestão da Unitec, incubadora de empresas do Tecnosinos, parque tecnológico da Unisinos, que já mantém um empreendimento do tipo em São Leopoldo e acaba de inaugurar outro em Porto Alegre.
O local abrigará ainda a secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia de Gravataí (o relacionamento próximo entre academia, poder público e empresas costuma ser apontado como um pré-requisito para o sucesso desse tipo de iniciativas).
Susana Kakuta, CEO do Tecnosinos, já vinha trabalhando com as iniciativas de tecnologia de Carlos Gerdau Johannpeter desde outubro e em janeiro vai deixar o parque tecnológico de vez para assumir uma nova posição no PradoTech, revela o Jornal do Comércio.
Kakuta é um dos nomes com maior experiência no assunto parques tecnológicos que a PradoTech poderia encontrar.