John Solomon. Foto: divulgação.

A Apple, em seu esforço de afinar seus negócios para atrair também o segmento corporativo, contratou esta semana o ex-HP John Solomon, profissional com 20 anos de mercado que se dedicará a aumentar a participação da companhia junto a grandes corporações.

Segundo o Business Insider, o executivo, que até então atuava como VP de Personal Systems - divisão de impressoras e PCs - da HP, focará na venda de equipamentos para empresas com grandes orçamentos voltados a produtos tecnológicos, 

O executivo também deverá encabeçar a investida da Apple para vender o Apple Watch na Ásia. O produto deve chegar ao mercado em meados de 2015, e a companhia quer estar pronta para isso.

A chegada de Solomon se soma a outros esforços da companhia liderada por Tim Cook para crescer entre clientes corporativos. Em julho de 2014 a empresa firmou uma importante parceria com a IBM para o desenvolvimento de apps empresariais para o iOS.

Além disso, segundo fontes de mercado, a companha investiu na ampliação de sua força de venda de produtos com foco no segmento empresarial, tais como o iPad.

Segundo estudos, a estratégia da Apple pode ter futuro. Um relatório publicado pela consultoria Piper Jaffray mostrou em 2015 muitos CIOs cogitam substituir PCs obsoletos por tablets nos espaços de trabalho.