Wilson Grava. Foto: divulgação.
Há cerca de seis meses no Brasil, a Pure Storage, fabricante de equipamentos de storage em flash, está botando o pé no acelerador para aumentar sua participação no mercado local em 2015.
Relativamente nova no cenário global também - a empresa foi fundada em 2008 por ex-profissionais de empresas como IBM, HP, entre outras - a empresa norte-americana quer fazer barulho e levar o conceito de data centers com storage flash para um novo nível.
"Investimos para emplacar o conceito de storage em flash para os data centers. Queremos balançar o status quo atual do mercado de storage", destacou o vice-presidente da Pure Storage na América Latina.
No exterior a companhia já integra o quadrante mágico do Gartner no segmento de all-flash arrays, sendo avaliada atualmente em US$ 3 bilhões. Sem divulgar valores de faturamento, Grava destaca que a marca teve um crescimento de 700% em faturamento de 2013 para 2014.
Mas quanto ao Brasil? Segundo Grava, o plano é adotar uma postura agressiva a partir deste ano, investindo tanto na parte de oferta quanto na estrutura para vender os produtos. O plano da companhia é manter índices de crescimento sintonizados com o exterior, em uma média de 50% por trimestre.
Um dos primeiros passos é a campanha global Forever Flash. Com a iniciativa, o plano da companhia é mudar o paradigma atual da venda de equipamentos de storage. Segundo Grava, atualmente as companhias cortam nos preços de equipamentos, mas depois prendem seus clientes em custos de manutenção.
"Montamos uma campanha em que nosso clientes terão upgrades gratuitos de controlador, assim como substituição sem custos de componentes, em caso de desgaste", destaca o executivo.
Para o VP, outro desafio será conversar com os CIOs bater a ideia equivocada que tecnologias de storage all-flash são menos confiáveis e mais caras que as tradicionais vendidas por concorrentes como Hitachi, EMC e HP, entre outras.