Sergio Furio, CEO e fundador da Creditas. Foto: Divulgação.

A Creditas, fintech brasileira especializada em oferta on-line de crédito com garantia, implementou a solução ZipOnline da TransUnion.

Com a ferramenta, a empresa buscava compreender melhor o comportamento de seus clientes em potencial.

O principal desafio da Creditas era integrar fontes de dados de forma mais parametrizada e organizada, para agilizar seu processo de decisão de concessão de crédito. 

O fluxo de informação otimizada substitui o modelo manual de coleta de dados e qualificação de potenciais clientes, liberando tempo dos profissionais da companhia para atuação em atividades mais estratégicas do negócio.

“A TransUnion se apresentou como uma empresa que poderia tornar nossos processos mais rápidos, otimizando a solução que a Creditas oferece para o mercado diante da qualidade desafiadora que encontramos em opções e condições de empréstimo no país”, comenta Sergio Furio, CEO e fundador da Creditas. 

Além de velocidade operacional, era preciso também que a solução oferecesse à Creditas uma abrangência mais rápida e uma perspectiva global do potencial cliente por meio dos dados fornecidos.

Com apenas uma informação apresentada, como o CPF, por exemplo, a companhia obtém mais referências do perfil desse consumidor, incluindo estado civil, profissão, geolocalização, entre outras. 

A partir do perfil delineado, a Creditas passou a realizar ofertas de crédito customizadas às necessidades de cada um.

O projeto também contou com integração das fontes de informações da TransUnion para enriquecimento da base de dados da Creditas, otimizando etapas como a consolidação de certidões e documentos.

A TransUnion possui outras iniciativas junto às fintechs. No Brasil, é parceira do programa de aceleração Darwin Startups e possui um espaço com foco em inovação, o The Hub - TU, alocado em seu escritório sede, em São Paulo.

Em abril de 2018, o Santander InnoVentures, fundo de capital de risco financeiro do Grupo Santander, anunciou um investimento na startup Creditas (Ex-BankFácil). Na época, a Creditas anunciou um aumento em sua rodada de financiamento da Série C para US$ 55 milhões com a entrada do Santander InnoVentures e Amadeus Capital Partners. A rodada foi liderada pela Vostok Emerging Finance (VEF), fundo de investimento da Suécia focado em fintechs de mercados emergentes.