Samarco atualiza estrutura com Oracle. Foto: divulgação.

A Samarco, mineradora brasileira que atende a mais de 20 países em todo o globo, modernizou sua infraestrutura de TI com soluções Hyperion Performance Management, da Oracle.

No projeto, realizado em 2014, a companhia adotou também os softwares US Base e Oracle Base Integrator, contando com o apoio da Oracle Consulting. O valor da implementação não foi divulgado.

A documentação dos procedimentos de governança e o treinamento da equipe de suporte também fizeram parte do projeto.

Sediada no Espírito Santo e baseada na produção de pelotas de minério de ferro produzidas a partir da transformação de minerais de baixo teor em um produto nobre, a Samarco é essencialmente exportadora, com uma capacidade nominal produtiva de 30,5 milhões de toneladas anuais, gerando mais de 2,9 mil empregos diretos e 3,5 mil empregos indiretos.

Quando inicialmente adotou os produtos Oracle Hyperion Performance Management Applications em 2010, a Samarco precisava de uma ferramenta de orçamento colaborativo para ser usada de maneira sazonal. 

"Com o crescimento do negócio, a empresa passou a fazer uso mais frequente da solução e de mais aplicações, o que evidenciou a necessidade de atualização de TI", afirmou a companhia em nota.

No novo projeto, a empresa refez todos os procedimentos de governança do ambiente, incluindo backup restore, deploy e segurança de usuário, além de treinar uma nova equipe de suporte.

O projeto começou a ser implementado em dezembro de 2013, tendo um cronograma extenso, para que a implementação não interferisse na continuidade dos negócios. Tudo foi concluído sem incidentes dentro do tempo previsto e o go live ocorreu em 28 de abril de 2014.

Com a atualização do parque de servidores e das versões de toda a suíte Oracle Hyperion Performance Management Applications, a empresa teve como principal ganho a automatização das interfaces com o usuário, especialmente na integração de planilhas.