A Fresenius implementou uma solução fiscal da Thomson Reuters. Foto: Divulgação.

A Stefanini implementou uma solução fiscal proveniente da parceria com a Thomson Reuters na Fresenius Medical Care. A ferramenta foi integrada ao ERP SAP, o que possibilita a apuração de impostos e geração das obrigações fiscais.

“Desenvolvemos soluções fiscais integradas e abrangentes, fornecendo tecnologia e informação que ajudam as empresas a gerenciar seus negócios com eficácia e eficiência em um ambiente fiscal em constante transformação”, afirma Bruno Mondin, vice-presidente executivo da Stefanini. 

O projeto contou com a implantação do Mastersaf DW, que foi integrado com o ERP SAP da Fresenius. Além disso, foi adotado o Bloco K da EFD ICMS/IPI, nova obrigação fiscal dentro do Mastersaf DW que refere-se às operações de estoque e engenharia de produção.

A iniciativa também afetou a ECF (Escrituração Contábil Fiscal), nova obrigação fiscal iniciada em 2015. O projeto automatizou as rotinas de apuração do IRPJ e da CSLL e a escrituração contábil fiscal da Fresenius.

Para extração e geração da ECF e do SPED Contábil, o projeto unificou as informações de dois templates distintos de SAP.

Como a Fresenius Medical Care implantou um template de SAP Global que entrou no ar em meados de 2015, as obrigações fiscais anuais como a ECF e o SPED Contábil ficaram com o período dividido em duas origens (novo SAP e SAP antigo P22). Com o projeto, é possível extrair e unificar os dados para entrega ao Fisco Federal.

“Adotar soluções tecnológicas representa uma economia de tempo que se reflete diretamente na performance da empresa. As soluções da Stefanini permitem que o processo de envio de informações para a Receita Federal seja mais dinâmico e organizado metodicamente”, ressalta Rodrigo Maia, IT Manager da Fresenius Medical Care. 

A Fresenius Medical Care é uma multinacional alemã que faz parte do Grupo Fresenius, uma holding que reúne diferentes empresas da área de saúde. 

Operando em mais de 100 países, a empresa conta com uma rede de 2.349 clínicas de diálise na América do Norte, Europa, Ásia, América Latina e África.

Desde o final dos anos 80, a Fresenius Medical Care fabrica no Brasil soluções para hemodiálise e diálise peritoneal.