Rodrigo Ribeiro, diretor de TI da Arezzo&Co. Foto: divulgação.

A Arezzo&Co, empresa líder no setor de calçados, bolsas e acessórios femininos, criou um ambiente de nuvem híbrida com a solução IBM Cloud para apoiar a expansão de suas linhas de produto no território nacional.

Segundo a empresa, ela precisava de uma infraestrutura tecnológica de nível empresarial para atender à crescente demanda por seus produtos e permitir que seus clientes pudessem continuar comprando pelo e-commerce. A loja virtual cresceu ao longo de 2020 e já soma 10 milhões de clientes.

Para isso, a companhia migrou aplicações de missão crítica para IBM Cloud e modernizou cargas de trabalho-chave, como processos de vendas com o SAP CAR (Customer Activity Repository) e controle de inventário. A necessidade de proteger os dados do cliente também é considerada crítica.

"Conforme a Arezzo&Co redefine suas operações com IBM Cloud, ela será capaz de impulsionar a inovação e modernizar sua infraestrutura sem deixar de priorizar a segurança para executar as cargas de trabalho importantes para seu negócio e seguir melhorando a experiência dos seus clientes", projeta Thiago Viola, executivo de IBM Cloud para o Brasil.

Além disso, o modelo flexível de infraestrutura de TI permitiu à companhia colocar todos os colaboradores atuando remotamente em poucas horas no início da quarentena.

Para o futuro, a Arezzo&Co já tem planos para a digitalização dos estabelecimentos, com a ampliação do seu aplicativo para as vendedoras — que atua como uma consultora digital com dicas e técnicas de vendas.

“Com a flexibilidade de uma arquitetura em nuvem híbrida, podemos sempre trazer novidades e aprimorar ainda mais a experiência do cliente, com acesso aos produtos e vendedores das nossas marcas no ponto de venda", destaca Rodrigo Ribeiro, diretor de TI da Arezzo&Co.

A jornada da Arezzo&Co para a nuvem ainda inclui uma plataforma para dados e inovação de cargas de trabalho, com um portfólio de serviços para apoiar a empresa em seus projetos de fidelização de clientes e otimização de seus processos de vendas.

Fundada em 1972, a Arezzo&Co detém as marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever, Alme e Vans — além das recém-adquiridas Grupo Reserva e Troc. 

Com mais de 700 lojas próprias e franquias distribuídas pelo Brasil, a empresa teve um faturamento de R$ 2,03 bilhões em 2019 e comercializa mais de 11 milhões de pares de calçados por ano, além de bolsas e acessórios.