Ricardo Piccoli.

Ricardo Piccoli, diretor da Exibe Mídia, especializada em publicidade em ônibus, acaba de comprar uma participação de 10% na MKT Tecnologia, fabricante do Tem Wifi, um roteador de Internet para espaços públicos.

A aproximação entre as duas empresas surgiu através de um projeto para entregar publicidade para os passageiros do transporte público em troca de acesso a conexão à Internet por meio do Tem Wifi.

O primeiro piloto conjunto foi feito no final de 2015, em uma empresa de ônibus de Guaíba, região metropolitana de Porto Alegre, logo expandido para 13 veículos, incluindo uma empresa de Balneário Camboriú.

"O ônibus é o local perfeito para o marketing através do wifi", aponta Piccoli, destacando que um passageiro típico fica em média 2,5 horas por dia no transporte público, sendo que desses no mínimo 75% são usuários de planos de celular pré-pagos e potencialmente com o pacote de dados estourado.

Em média, cada ônibus teve um tráfego de 1GB por dia, com 15% dos passeageiros usando o serviço, com grande aceitação de publicidade como uma contrapartida.

A parceria tem potencial. A Exibe Mídia tem a concessão de publicidade em 3 mil ônibus em 90 municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Tanto Piccoli como Iedo Joner Jr, o fundador da MKT, são profissionais experientes no tema de Internet e mobilidade. 

Piccolli fundou ainda no começo dos anos 90 a Criterium, uma das pioneiras em mobilidade para o setor corporativo no país. A empresa foi vendida em 2010 para a Prime Systems, companhia do grupo mineiro Seculus especializada no desenvolvimento de soluções de mobilidade. 

Joner fundou a SPPS, provedor de acesso a Internet sediado em Novo Hamburgo, na região metropolitana, que vendeu sua carteira de clientes para a SouthTech em 2008. O empresário ficou na companhia até 2012, como diretor de grandes contas.