A Profarma é um gigante de distribuição de remédios. Foto: Divulgação.

A RCE IT, companhia gaúcha especializada em redes e telecomunicações, entregou a infraestrutura de comunicações da nova sede da Profarma, uma das maiores companhias brasileiras de distribuição de remédios e farmácias.

O projeto atende a 500 usuários com alta velocidade através de estações de trabalho equipadas com a solução Laserway da Furukawa na nova sede, localizada na Barra da Tijuca. 

A solução Laserway da Furukawa é baseada na tecnologia GPON, criando uma rede baseada em fibras monomodo com topologia pontomultiponto, sendo que entre um único equipamento de agregação da rede e os equipamentos presentes nas áreas de trabalho existem apenas elementos ópticos passivos.

Para complementar a tecnologia GPON com integração ao sistema de telefonia, o projeto contou com a implantação de uma solução IP desenvolvida pela Unify, o OpenScape Enterprise Express (OSEE). 

A solução foi instalada no datacenter e contempla um pacote de serviços gerenciados para futuramente prover os recursos às demais unidades.

No terceiro trimestre de 2016, a Profarma registrou faturamento de R$ 1,4 bilhão, aumento de 4,3% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

A RCE IT tem matriz em Porto Alegre filial em São Paulo e operações no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.

Além da Unify, a RCE IT trabalha com tecnologias Cisco, Fortinet, F5, Allied Telesis e Policom, entre outras.