O chatbot do ShopFácil.com atende aos consumidores pelo Messenger, do Facebook. Foto: Pexels.

O chatbot do ShopFácil.com, que atende aos consumidores pelo Messenger, do Facebook, agora pode ser utilizado para finalizar a transação de compra por meio dos serviços Visa Checkout. A ferramenta de busca na rede também inseriu o reconhecimento de imagens de produtos.

A novidade foi criada em parceria com a startup Smarters e permite que o cliente envie fotos de produtos que deseja comprar. O chatbot procura mercadorias semelhantes entre os mais de 2,5 milhões de itens cadastrados em tempo real. 

“Desenvolvemos a rede neural e a modelamos especificamente para o reconhecimento das fotos dos milhões de produtos que oferecemos aos nossos clientes. Graças aos benefícios do machine learning e a qualidade do chatbot do ShopFacil.com, é possível comparar fotos ou imagens a partir de diversas propriedades e elementos, como forma, cor, marca”, conta Carla Mita, superintendente do Bradesco Cartões.

A partir disso, a solução gera uma pontuação de comparação para que o robô decida quais mercadorias são mais parecidas à imagem enviada para o Facebook Messenger.

Em 2017, o chatbot do ShopFacil.com registrou mais de 64 mil usuários, mais de 1 milhão de interações e um índice de conversão de vendas de 3,4%. 

Até o início de fevereiro de 2018, com uma ação que ajuda o usuário a encontrar o smartphone ideal ao seu perfil, os números dobraram. Já são mais de 122 mil usuários e mais de 2 milhões de interações.

A Smarters foi fundada em 2013 e tem sede em São Paulo. Antes de criar a empresa, Pietro Bujaldon, um dos sócios, foi gerente comercial de três empresas de tecnologia: Samsung SNS, Cipher e SuaPesquisa.com.br, na qual implantou o modelo SaaS de comercialização em 2007.

Bruno Navarro, co-fundador e CEO da startup, também atuou como co-fundador e CEO da SiteBlaster de 2002 a 2008. A consultoria web desenvolveu o SuaPesquisa.com.br. Navarro também foi co-criador, CIO e sócio-investidor entre 2009 e 2011 do Caronetas.le.