Ao que tudo indica, 2020 será um ano sem eventos de tecnologia de grande porte. Foto: Pexels.

O SouthBySouthWest (SXSW), badalado festival de inovação e criatividade realizado anualmente em Austin, no Texas, é o último grande evento de tecnologia a ser cancelado como medida de prevenção contra o coronavírus.

No caso, a decisão partiu da prefeitura de Austin, que declarou a cidade “área de desastre”, o que inviabiliza a realização da conferência, cujo público esperado era de 400 mil pessoas.

O governo municipal tomou a medida apesar de ainda não haver casos registrados da doença em Austin.

Até três dias atrás, a prefeitura ainda defendia a realização do evento e organização afirmava que não havia base científica para um cancelamento.

No entanto, uma petição online pedindo o cancelamento chegou a 54 mil assinaturas (Austin tem 900 mil moradores).

Talvez mais importante, uma longa lista de empresas cancelou a sua participação, incluindo Netflix, Apple, Amazon, Twitter, Facebook, LinkedIn, Google, Vevo, TikTok, Warner/HBO e CNN.

A lista de cancelamentos de eventos de tecnologia até agora é ela mesma longa, e inclui o Mobile World Congress, além dos maiores eventos anuais do Google, Facebook, IBM e outros.

A organização do evento disse que está estudando uma remarcação e a criação de uma versão virtual do evento. Não está claro o que o SXSW vai fazer em relação aos patrocinadores e quem já comprou entradas.