Vivo, Oi e Claro juntas no SMS a cobrar. Foto: divulgação.

As operadoras Claro, Vivo e Oi firmaram nesta segunda-feira, 08, uma parceria que permitirá o envio de torpedos a cobrar entre os seus clientes.

Para utilizar o serviço basta que o cliente digite no campo do destinatário 9090+ DDD+ número de destino.

O funcionamento do serviço é semelhante à chamada a cobrar e o destinatário confirma se de fato deseja receber o Torpedo a ser tarifado. O custo é de R$0,30 por cada mensagem.

Segundo destaca a Claro em comunicado à imprensa, a iniciativa visa facilitar a comunicação para envio e recebimento de Torpedos, mesmo que o usuário não tenha créditos ou seja de uma operadora diferente.

A operadora também adianta que nas próximas semanas a TIM também fará parte deste acordo.

Segundo números divulgados em 2012 pela Monitor Acision de VAS Móvel (Mavam), o envio de SMS no Brasil cresceu 69% em 2011. O estudo indica que os usuários passaram a enviar, em média, 81 mensagens por mês.

No entanto, a crescente adoção de serviços de mensagem de texto via IP, como o Whatsapp, está causando prejuízo para as operadoras, pelo menos nos EUA.

Segundo a consultoria Ovum, operadoras norte-americanas somaram perdas de US$ 13,9 bilhões no setor de SMS no ano passado.