Teaser do Discovery Vision Concept, da Land Rover. Foto: divulgação.

A Land Rover divulgou o desenvolvimento de uma tecnologia inédita, que será utilizada em seu próximo carro conceito, o Discovery Vision Concept . A inovação permitirá que os motoristas de seus veículos tenham uma visão digital do terreno à frente, de modo que seu capô fique virtualmente "invisível".

Chamada de “Capô Transparente”, a nova tecnologia capta imagens de câmeras posicionadas na grade dianteira dos veículos e as projetam no capô, criando um Head-up Display. Isso permite que o motorista e os passageiros vejam “através” da parte dianteira do modelo, como se ela fosse transparente.

Segundo a montadora, o sistema permite ao motorista e aos passageiros do veículo não apenas ver imagens do terreno em que o veículo está trafegando, mas também o posicionamento das rodas dianteiras, ideal em situações fora de estrada.

A novidade será apresentada oficialmente no próximo dia 16 de abril, durante o Salão do Automóvel de Nova York. No entanto, a empresa nâo deu outras informações de quando ou em quais modelos ela deverá ser levada ao consumidor final.

Para o diretor global de tecnologia e pesquisa da Jaguar Land Rover, Dr. Wolfgang Epple, com veículos mais autônomos e capazes em termos de condução fora de estrada, as fabricantes precisarão proporcionar aos clientes uma evolução contínua, oferecendo segurança e desempenho em todos os tipos de terreno.

"Para isso, nós estamos desenvolvendo uma série de novas tecnologias, para auxiliar os motoristas em qualquer situação, desde os mais desafiadores obstáculos off road a uma simples manobra de estacionamento em uma cidade”, complementa o executivo.

Confira abaixo o vídeo que demonstra a nova tecnologia.