Luiz Felipe Lopes, gerente de TI da Cotrijal. Foto: Divulgação.
A Cotrijal, cooperativa agrícola sediada em Não Me Toque, município do noroeste gaúcho, implantou uma solução de hiperconvergência baseada em VMware vSAN. O objetivo do projeto, desenvolvido pela Gruppen, foi aumentar a disponibilidade e o desempenho do ambiente de virtualização.
O projeto contou com servidores e switches Dell e software VMware vSAN. Utilizando os dois sites que a empresa já possuía, foi possível criar um cluster de hiperconvergência estendido, através da funcionalidade Stretched Cluster, incluída no licenciamento do vSAN.
“Com essa tecnologia, temos uma melhor utilização dos recursos, permitindo, assim, a utilização de um cluster ativo/ativo. Dessa forma, não temos recursos ociosos em um dos data centers e também não seremos surpreendidos em caso de necessidade da utilização sem testes frequentes de disaster recovery. Para as manutenções programadas em um dos data centers, poderemos movimentar todo o ambiente para o outro site de maneira ininterrupta", aponta Luiz Felipe Lopes, gerente de TI da Cotrijal.
O projeto utiliza armazenamento all-flash, o que permite a utilização de funcionalidades como desduplicação e compressão. Com isso, foi obtido um aumento na área de armazenamento de aproximadamente 100%, com uma taxa de compressão e desduplicação de 2:1.
“De forma geral, observamos um ganho de desempenho excelente, algo que só conseguiríamos com um storage all-flash e um investimento brutalmente superior. Também foi levada em consideração a capacidade de crescimento sob demanda, que permitirá um crescimento do ambiente, tanto em desempenho de processamento, memória e armazenamento com pequenos investimentos pontuais”, comenta Alberto Cé, coordenador de infraestrutura da Cotrijal.