Foto: divulgação
A Gol fechou um contrato de cinco anos com a Sita, empresa especializada em soluções de TIC para a indústria aérea, que inclui fornecimento de aplicativos e serviços para integração a um novo pacote eletrônico de dados (EFB, na sigla em inglês para Electronic Flight Bags).
A solução unifica a comunicação entre aeronave e operações terrestres, e será implantada em toda a frota da Gol de 130 unidades do modelo Boeing 737-NG.
Os aplicativos e serviços, que serão fornecidos pela Sita, com implantação da parceira Flightman, serão executados no hardware EFB do cockpit das aeronaves, integrando a tecnologia EFB aos sistemas de TI da companhia.
A integração facilita a troca de informações entre as aeronaves e operações terrestres, garantindo a entrega de dados por múltiplos canais – celular, WiFi do aeroporto ou via satélite – usados por cada empresa.
“Os EFBs a bordo dos aviões reduzem os custos operacionais relacionados aos processos baseados em papel e apoiam a segurança das operações, reduzindo o risco de erro humano”, ressalta Philip Clinch, VP de serviços a aeronave da Sita.
Já o capitão Adalberto Bogsan, vice-presidente da Gol, salienta que o serviço EFB da Sita e aplicativos da Fligthman irão agilizar os processos em torno da aeronave, permitindo aos pilotos a recuperação de planos de voo e manutenção de documentos importantes de forma rápida e fácil.
“Nosso time gosta especialmente dos recursos de gerenciamento de fluxo de trabalho do aplicativo, porque permite que a tripulação tenha medidas mais eficientes para encontrar as informações necessárias que minimizam a carga de trabalho de voo”, comenta o VP.
No projeto, a equipe da Sita também irá trabalhar com a Gol em workshops para análise de casos de negócios e apoio para obter aprovações regulamentares para uso e suporte do programa de gestão de mudanças internas da companhia aérea.