Centro logístico da Control Motors em São Bernardo do Campo. Foto: Divulgação.

A Salesforce.com foi escolhida pela Control Motors como a solução que a empresa necessitava para controlar a desmobilização e mobilização de frota dos clientes – ou seja, venda da frota da empresa para compra de novos carros. 

Com o uso da plataforma Salesforce 1, construída com o intuito de aprimorar aplicativos de vendas, serviços e marketing, a Control Motors automatizou o processo de atendimento ao cliente, desde a prospecção, contato, proposta de compra e venda, até a retirada dos veículos.

O desafio da Control Motors, ainda uma startup, era encontrar uma solução que integrasse esses processos em um só dashboard, evitando um alto investimento em TI. 

Com o uso do Salesforce 1, uma solução baseada na nuvem, a Control Motors  pode direcionar investimentos para outra áreas, como a compra de PCs e tablets para funcionários, que os utilizam durante as etapas de atendimento.

O processo de implantação da base de negócios da Control Motors dentro da plataforma Salesforce 1 durou três meses, e foi programado por duas empresas parceiras da Salesforce. 

“Apesar do período curto de investimento na organização da plataforma, acreditamos que estávamos preparados para o negócio e seguimos em frente com a ideia”, explica Marcello Jallas, diretor executivo da Control Motors.

A escolha do Salesforce 1 se deu por conta da facilidade de montar os indicadores de desempenho da empresa. Por lidarem com grandes frotas de veículos, a plataforma permite uma visualização rápida e fácil das informações que necessitam, como a situação dos carros que foram comprados ou vendidos. 

Além disso, a empresa consegue lidar com possíveis dificuldades de logística, como entregas, ou de pequenos reparos necessários quase que instantaneamente.  

Além do Salesforce 1, a empresa utiliza o Chatter, software de colaboração e redes sociais da Salesforce, para gestão de oportunidades e contato direto com o cliente, e o Salesforce 1 AppExchange, que atua como solução ERP dentro da loja virtual.

A Control Motors é especializada em mobilização e desmobilização de frotas automotivas corporativas, com uma estrutura de 76 mil m² e capacidade para parquear 3 mil carros em seu centro logístico na cidade de São Bernardo do Campo. 

Roberto Bottura, sócio fundador da empresa, tem mais de 18 anos de experiência no mercado automotivo. Bottura atuou em empresas como Grand Brasil Concessionárias, Unidas e Chevrolet Nova Concessionárias.