Antes, os procedimentos de diligenciamento não eram automatizados. Foto: Agência Petrobras.

Uma ferramenta desenvolvida pelo Mercado Eletrônico para o serviço de diligenciamento a ser prestado para a Petrobras contribuiu para aumentar de 54% para 70% o percentual de pedidos concluídos entregues dentro do prazo contratual na Petrobras Regional São Paulo-Sul.

O índice aponta 16% de crescimento referente a comparação entre o 1° e o 2° semestre de 2013.

O novo recurso mantém os padrões de qualidade das negociações e garante o cumprimento de prazos de entrega.

De acordo com Luiz Gastão Bolonhez, vice-presidente comercial e marketing do Mercado Eletrônico, anteriormente os procedimentos de diligenciamento não eram automatizados. 

“A Petrobras possuía uma equipe de diligenciamento das compras, que cobrava diariamente as datas e os status das entregas dos materiais com os fornecedores de forma manual, por telefone e email”, explica.

“Os controles eram realizados por planilhas, o que não permitia ter a visão total dos processos e demandava muito tempo dedicado do time. Com a solução de diligenciamento, a Petrobras conseguiu otimizar procedimentos e gerenciar melhor o processo e a equipe”, acrescenta o diretor. 

Uma vez no sistema, o pedido fica disponível automaticamente para os fornecedores e também para o time do Mercado Eletrônico – com colaboradores dedicados ao projeto Petrobras. 

A equipe é responsável por acompanhar os processos e garantir o cumprimento dos termos do contrato. 

A solução do ME foi desenhada, também, para promover a interação entre os fornecedores e a Petrobras, com disponibilização de informações em tempo real. 

“Caso uma empresa não consiga cumprir o prazo de entrega estipulado, a Petrobras é informada imediatamente e pode tomar uma ação junto ao fornecedor. A definição ocorre de maneira ativa e não mais reativa como ocorria anteriormente”, explica Luiz Gastão Bolonhez.

 A primeira etapa do projeto foi entregue em setembro de 2013 e, neste primeiro trimestre de 2014, a segunda fase já foi implementada e contempla o diligenciamento de pedidos de compra com eventos intermediários, ou seja, itens com inspeção de fabricação e aprovações de desenhos ou documentação.

O Mercado Eletrônico é uma plataforma de negócios para transações de compra e vendas entre empresas na América Latina. A empresa conta com mais de R$ 60 bilhões em transações por ano e 60 mil empresas colaborando e gerando negócios.