Projeto vencedor será apresentado em Paris. Foto: flickr.com/geralds_1311

A Valeo, empresa de tecnologia para automóveis, anunciou a próxima edição do Valeo Innovations Challenge, concurso internacional que premiará estudantes de engenharia com até € 100 mil.

A proposta é desenvolver equipamentos que tornem o automóvel mais inteligente e intuitivo até 2030. Os vencedores dessa edição serão anunciados em Paris, durante o Salão do Automóvel 2014.

Para participar, os alunos precisam formar equipes de duas a cinco pessoas e desenvolver um projeto inovador, em inglês, no site do concurso.

O objetivo é estimular a criatividade dos estudantes, que poderão, se desejarem, formar equipes multidisciplinares com estudantes de outras áreas – ciências humanas, design ou urbanismo, por exemplo.

Em seguida, as 20 melhores equipes deverão realizar um modelo no formato de sua preferência (maquete, aplicativo ou qualquer outro tipo de material). Cada equipe receberá € 5 mil para colocar o projeto em prática e construir um protótipo.

Na última etapa, os finalistas apresentarão seus projetos ao júri do concurso no Salão do Automóvel de Frankfurt. O júri é formado por personalidades externas, além da presença de Jacques Aschenbroich, CEO da Valeo.

A Valeo investe mais de um bilhão de euros por ano em pesquisa e desenvolvimento. O grupo registrou faturamento de € 12,1 bilhões em 2013. Os investimentos da empresa em pesquisa e desenvolvimento representaram mais de 10% do faturamento obtido.

Valeo Innovation Challenge é parte integrante de sua estratégia de inovação – uma das locomotivas do crescimento dessa empresa de tecnologia que mantém parcerias com todos os fabricantes de automóveis do mundo.

Além disso, a empresa tem 124 fábricas, 16 centros de pesquisa, 35 unidades de desenvolvimento e 12 plataformas de distribuição, com mais de 77 mil funcionários em 29 países.