PRODUÇÃO

CataMoeda fecha parceria com Produza

09/06/2015 10:22

A CataMoeda tem hoje 88 máquinas em operação em estabelecimentos comerciais de 12 estados.

A CataMoeda tem hoje 88 máquinas em estabelecimentos comerciais de 12 estados. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

Para escalar a produção de suas máquinas, a CataMoeda, de Florianópolis, fechou uma parceria com a também catarinense Produza, focada em montagem de placas eletrônicas para projetos de inovação.

O sistema criado pelo CataMoeda permite ao usuário realizar a troca de moedas por vale-compras, cédulas, doações, recargas de crédito de celular ou outros serviços. 

A CataMoeda tem hoje 88 máquinas em operação em estabelecimentos comerciais de 12 estados. Até o momento, a solução arrecadou cerca de 18 milhões de moedas, o equivalente a aproximadamente R$ 5 milhões.

No começo, a tecnologia utilizada nas máquinas precisou ser inteiramente desenvolvida pela própria startup. Os protótipos e placas eram montados internamente, de forma manual. 

No entanto, em uma montagem desse tipo, o número de placas com defeito acaba sendo muito elevado, o que acaba gerando um custo alto com manutenção. Somando isso com a crescente demanda, a CataMoeda decidiu procurar uma empresa parceira. 

"Decidimos trabalhar com a Produza pela qualidade e agilidade de montagem. Nosso projeto utiliza novos componentes tecnológicos a fim de melhorar o desempenho e robustez do equipamento e facilitar a escala de produção", afirma o gerente de engenharia da CataMoeda, Deivid Henrique Coutinho.

A partir da parceria, a Produza passou a realizar a montagem das placas de média complexidade, com componentes que envolvem a fixação e soldagem de pinos, chamados de componentes PTH (pin through hole). 

Um dos motivos para o aumento da produção foi anunciada em maio, quando a Prosegur revelou o fechamento de uma parceria com a CataMoeda. O acordo possibilita que a companhia de segurança privada comercialize a solução CataMoeda Prosegur.

A expectativa da Prosegur é de atingir a marca de mais de 1 mil máquinas instaladas em um ano. 

“Nossos clientes varejistas têm se queixado constantemente da falta de moedas no mercado, o que nos levou a buscar uma solução que pudesse suprir esta demanda”, explica Alessandro Abrahão, diretor geral de Logística de Valores da Prosegur.

Parecida com um fliperama, a CataMoeda tem capacidade de contabilizar 90 moedas por minuto, com separador automático em compartimentos de acordo com o valor. O sistema, que já possui cinco patentes e foi totalmente desenvolvido no Brasil, está preparado para aceitar apenas moedas nacionais, sendo capaz de identificar unidades falsas.

Desde 2014, o problema da falta de troco no comércio se agravou, com a redução de 60% do total de moedas produzidas. Só em 2013, de acordo com o Banco Central, foram extraídas mais de 13 mil toneladas de minérios, gastando-se cerca de R$ 581 milhões e 7,5 milhões de kWh de energia. 

Responsável pela produção a partir de agora,a Produza conta com 55 funcionários, responsáveis por uma produção mensal de 1,7 milhão de chips.

Entre os principais clientes estão a catarinense Reason S.A., recentemente comprada pela Alstom Grid; a gaúcha Stara, especializada em soluções agrícolas; e o consórcio TBK, com sede no Recife, que fornece sistemas de rastreamento para caminhões-pipa que abastecem o semiárido nordestino.

Veja também

PLACAS ELETRÔNICAS
Produza mira saúde com Cmos Drake

Este é primeiro passo para a empresa atuar no fornecimento de soluções para o segmento de saúde.

ELETRÔNICA
Produza: crescimento na contramão

Empresa crescer 10% em um ano em que o segmento de indústrias eletrônicas teve um recuo de 3%.

PROJETO SIRIUS
Produza: placas para acelerador de partículas

Empresa montará as placas eletrônicas de alta complexidade em projeto de acelerador.

MUDANÇA
Produza tem novo presidente

Carlos Alberto Fadul, que assumiu o cargo em março, substitui Luiz Antonio Pistoni.

PARCERIA
Produza: placas para drones da GyroFly

No total, serão montadas 300 placas eletrônicas para drones de filmagens e fotos aéreas.