Sebastião Sahão Júnior. Foto: divulgação.

O CPqD, através de seu Conselho Curador, nomeou nesta segunda-feira, 09, o ex-VP de Administração e Finanças Sebastião Sahão Junior como o novo presidente da entidade, substituindo Hélio Graciosa.

Segundo destacou em nota à imprensa, Sahão Junior pretende continuar o trabalho deixado por Graciosa, que nos últimos anos colocou o CPqD em iniciativas diversas como de defesa, se tornando Empresa Estratégica de Defesa (EED) crecenciada pelo Ministério da Defesa.

Segundo informações do Convergência Digital, a mudança de comando pode ter ajudado a entidade a receber novos recursos do governo federal. O Ministério das Comunicações parece ter apenas esperado a saída do presidente para aprovar o plano de liberação de recursos de R$ 96 milhões até 2017.

“Graciosa construiu uma base sólida para esta transição, que tem como foco a manutenção da essência e das diretrizes estratégicas que vêm orientando a atuação do CPqD ao longo de seus 38 anos de existência”, afirma o novo presidente.

Além disso, a companhia se credenciou como unidade da Embrapii - Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial na área de Comunicações Ópticas.

“Nosso papel é levar ao mercado a inovação em tecnologias da informação e comunicação, contribuindo para a competitividade do país e a inclusão digital da sociedade brasileira. É isso que pretendemos garantir neste novo capítulo da história do CPqD”, acrescenta Sahão Junior.

Engenheiro e Mestre em Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Sebastião Sahão Junior possui pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e especialização em Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais pelo INSEAD.

Atua no CPqD desde 1986, tendo exercido diversas funções e cargos, em áreas diferentes. Foi gerente de divisão, diretor da área de Comunicações Ópticas e Infraestrutura de Redes e, posteriormente, diretor de Laboratórios e Infraestrutura de Redes. Em julho de 2013, assumiu o cargo de vice-presidente de Administração e Finanças da entidade.