Foto: Prefeitura Municipal de Alegre.
A Prefeitura Municipal de Alegre, interior do Espírito Santo, sofreu um ataque de ransomware na última segunda-feira, 6, e está com todos os seus serviços indisponíveis por tempo indeterminado.
Segundo a Prefeitura, estudos preliminares indicaram que dados foram afetados, impedindo o acesso por parte dos setores que fazem uso desses sistemas. Porém, o órgão afirmou que não há vazamento até o momento.
De acordo com informações divulgadas no site Security Report, ao tomar conhecimento da situação, o Núcleo De Tecnologia da Informação (NTI) executou medidas de isolamento para conter a ameaça e foi aberto um Boletim Unificado (BU) para que as autoridades responsáveis tomem as medidas cabíveis.
Alegre é uma cidade localizada no sul do estado de Espírito Santo com aproximadamente 30 mil habitantes. Nos últimos tempos, cidades grandes e pequenas vêm sofrendo ataques hackers.
Segundo um levantamento da Trend Micro, mais de 30 municípios brasileiros sofreram ataques cibernéticos desde o final de 2020.
Os ataques vão desde cidades minúsculas, como a catarinense Santa Rosa de Lima, com pouco mais de 2 mil habitantes, até Campinas, por exemplo, que possui uma população maior que 1,2 milhão.