Foto: flickr.com/photos/thinkinggirl

A Microsoft está adquirindo a Perceptive Pixel, uma companhia especializada no desenvolvimento de interface multitoque. O valor do negócio não foi revelado.

De acordo com Steve Ballmer, presidente executivo da Microsoft, a intenção é integrar futuramente a tecnologia da Perceptive Pixel com o software e o hardware da Microsoft.

Segundo o executivo, a tela tem várias utilidades, com quadro branco, sistema de videoconferência e pleno suporte a computadores com Windows 8.

Além disso, a experiência em telas para tablets pode reforçar a Microsoft no segmento hoje dominado pela Apple.

Dados do Gartner apontam que a plataforma iOS deve chegar ao final do ano com quase 73 milhões de dispositivos vendidos, seguida pelo Android, com 37,8 milhões.

O Windows deve fechar 2012 com 4,8 milhões de tablets comercializados.

No mês passado, a Microsoft anunciou o lançamento do Surface, tablet próprio, com tela de 10,6 polegadas (a do iPhone tem 9,7)

Fundada em 2006, a PPI ganhou popularidade em 2008, quando sua tecnologia transformou a forma com que a CNN e outras empresas de televisão cobriram as eleições presidenciais de 2008, quando a rede de TV norte-americana utilizou um painel touch screen para exibir os dados da apuração.

O mercado onde a Microsoft está entrando é o futuro da computação.

Segundo previsões da NPD DisplaySearch Tablet, as vendas mundiais do produto devem aumentar em cinco de vezes de 2011 para 2017, saltando de 81,6 milhões de unidades vendidas no ano passado para 424 milhões, ultrapassando as vendas de PCs ainda em 2016.