Algar se prepara para a mudança de protocolo. Foto: reprodução.

A mineira Algar Telecom, empresa detentora da marca CTBC e fornecedora de serviços de telecomunicação, anunciou a expansão de sua rede no protocolo IPv6, passando a atender também clientes residenciais.

A empresa já oferece trânsito no novo protocolo para clientes corporativo, através do sistema double stack, que opera simultaneamente em IPv6 e IPv4. O plano é levar toda a rede da empresa para o novo padrão até o final de 2014.

De acordo com Luis Antônio Andrade Lima, diretor de operações e tecnologia da Algar Telecom, o processo para esta mudança é complexo, com a troca de diversos equipamentos e atualizações de sistemas de forma a suportar a nova tecnologia.

"Saímos na frente para otimizarmos o investimento na compra dessa infraestrutura e ainda termos tempo para estudar o novo cenário”, destacou o empresário, conforme reporta o IPNews.

Segundo dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI-Br), a expectativa, no Brasil, é de que até o fim do primeiro semestre de 2014, o endereçamento IPv4 estará próximo do esgotamento, obrigando a utilização do novo protocolo, e durante algum tempo, a rede deverá conviver com os dois protocolos (IPv4 e IPv6) simultaneamente.