HB.MDM ajuda a economizar o dinheiro da Codical. Foto: Flickr.com/68751915@N05

A Codical, distribuidora de alimentos, perfumaria, limpeza e calçados com sede na cidade baiana de Santo Antônio de Jesus, quatro filiais e dois centros de distribuição, atendendo a mais de sete mil clientes, tem economizado R$ 40 mil por mês com reversão de devoluções desde que implantou o HB.MDM, da catarinense HB.SIS.

Conforme o gerente Administrativo e Financeiro da empresa baiana, Allyson Mendes, a economia gerada não se refere apenas a valores de produtos cuja devolução a companhia evita, mas também a horas dispensadas, despesas logísticas e notas fiscais.

O software da HB.SIS atua na gestão de entregas. Com ele, a Codical pode acompanhar todo o processo, desde a partida dos depósitos até o cilente, e monitorar caso haja algum problema.

“Se há, imediatamente entramos em contato com o cliente que deseja fazer a devolução dos itens para esclarecer ou renegociar e, antes que o caminhão saia do local, já efetivamos a entrega”, comenta Mendes.

Em uso desde novembro de 2012, o HB.MDM também permite à distribuidora cuidar de outros fatores críticos das entregas, como tempo e deslocamento das mercadorias.

A solução permite, ainda, a visualização em dispositivos móveis de todas as atividades e processos realizados pelos motoristas dos 80 veículos da frota da Codical, com gerenciamento de paradas não previstas em rota, entre outras possibilidades.

“Apontamentos e mensuração das dificuldades encontradas, tratamento rápido às devoluções e previsões de chegada também são recursos de que dispomos”, finaliza Mendes.

A Codical emprega mais de 800 colaboradores e é, segundo dados próprios, a maior distribuidora Unilever para a Bahia.

Ao todo, a companhia trabalha com mais de 12 mil itens, incluindo também marcas como Alpargatas J. Macêdo, Reckitt Benckiser e Microlite.

Já a HB.SIS trabalha com outros sistemas, além do HB.MDM, como soluções para a área fiscal (HB.Nfe), saúde (HB.Prever) e outsourcing de TI.

A empresa de Blumenau emprega mais de 260 profissionais e atendendo a uma carteira de clientes que traz nomes como TopMed, Unimeds Araxá e Birigui, entre outros.