Tiago Camara. Foto: divulgação.

A portoalegrense Imobex, desenvolvedora de plataformas de gerenciamento de sites imobiliários, anunciou uma parceria com o Mercado Livre, integrando sua ferramenta com o site de e-commerce.

Com o novo recurso, a empresa adiciona o site de vendas e leilões às opções de compartilhamento. Segundo a empresa, a plataforma já trabalha há tempo com a estratégia de integração com sites de busca de imóveis.

A inclusão do Mercado Livre, adicionado ao sistema em maio, acompanha o movimento do site de e-commerce, que está reforçando sua posição como um canal de venda de imóveis.

Conforme explica Tiago Camara, um dos sócios da empresa, o plano é aproveitar a exposição do Mercado Livre, que conta com 73,2 milhões de usuários nos doze países da América Latina onde atua.

"Ainda não temos uma estimativa concreta de quanto isso acrescentará às vendas de nossos clientes, mas sabemos que o ML está dedicado a impulsionar esse mercado. Inclusive criou recentemente uma equipe específica para este segmento", revelou.

O interesse do Mercado Livre vem no encalço do aquecimento do mercado de imóveis - novos e usados - que anotou em 2012 um PIB de cerca de R$ 170 bilhões, segundo estudo da Ernst & Young. Em menos de uma década, o valor pode atingir R$ 270 bilhões, conforme o levantamento.

De acordo com o executivo, dos 4 mil clientes atendidos pela Imobex, cerca de mil deles já estão utilizando a integração de suas plataformas com o ML, que é gratuita dentro do serviço de gerencialmento da companhia.

INTEGRAÇÃO COM PORTAIS

A Imobex iniciou suas operações como uma fornecedora de portais para imobiliárias. No entanto, a expansão de sites agremiadores de ofertas provocou uma mudança de perfil para o negócio, que passou a integrar sua ferramenta com outros sites.

"Nos últimos dois anos, tivemos um boom de sites de procura de imóveis no país, e para não deixarmos nossos clientes de fora desta, atualizamos nossas ferramentas para otimizar esta participação", explica.

Pela solução da empresa, ao cadastrar imóveis em seu site próprio, o editor oferece opções de colocar o imóvel em oferta em diversos sites do ramo.

"Os anúncios são otimizados para cada site que recebe a oferta e os clientes podem acessar diretamente a empresa, o que é uma economia de tempo para as imobiliárias", explica.

Atualmente, 60% do retorno das empresas que usam a plataforma da Imobex vem da inclusão dos anúncios em sites de busca imobiliárias, como Busca Imóveis e Imobusca.

"Mais do que uma plataforma de gerenciamento de seus sites próprios, os clientes usam isso para controlar seus anunícios em diversas 'vitrines' na rede", explica Camara.

Atualmente, a Imobex conta com cerca de  4 mil clientes espalhados pelo país, além de Estados Unidos, Panamá e Portugal.