Natacha Bailly, Isabel Becker, Amanda Rodrigues e Lara Wayne.

A equipe Kanguru, formada por alunas do Colégio Bom Conselho, foi a representante brasileira do concurso promovido por Junior Achievement e HP para avaliar a melhor ideia de inovação social através do projeto Social Innovation Relay (SIR).

Estudantes do Quênia, vencedores da etapa mundial, ganharão produtos da HP e uma viagem para participar de uma Conferência Alumni na Finlândia. Na etapa nacional, as integrantes da equipe Kanguru receberam um tablet. 

Esta é a quarta edição do projeto, que promove a competição entre jovens de 15 a 18 anos. 

As estudantes Natacha Bailly, Isabel Becker, Amanda Rodrigues e Lara Wayne apresentaram o projeto “A Língua de Todos”.

Buscando solucionar problemas da comunicação com pessoas com deficiência auditiva, a ideia das adolescentes é a criação de um aplicativo para traduzir a linguagem dos sinais para a linguagem oral, e vice-versa.

A proposta diz que o app deve funiconar no idioma que o usuário escolher e também com a linguagem dos sinais de diversos países.

Além da apresentação da ideia, o concurso exigiu que as jovens pensassem sobre como deveria ser o desenvolvimento da proposta, como ela seria financiada e qual era o nível de inovação envolvida, entre outros tópicos.

Segundo as estudantes, “a equipe procurou entender como os surdos-mudos encaram a falta de comunicação pesquisando em blogs, sites de apoio e estudos sobre este público”. 

O Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho foi fundado em 1905, sendo um dos mais tradicionais de Porto Alegre. A instituição tem uma área construída de aproximadamente 20.875m².