Erlon Pinheiro, um dos sócios da F13.

A F13 Tecnologia, empresa cearense especializada em software open source, acaba de lançar o Ztool, uma versão para assinatura online da suíte de colaboração Zimbra.

A empresa já atendia a mais de 50 mil usuários com o Ztool, incluindo clientes como a companhia de alimentos cearense M Dias Branco e o HapVida, o maior plano de saúde do Norte/Nordeste, além de órgãos públicos como a Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará. 

Agora, a empresa está oferecendo o software online, sem necessidade de um contrato de suporte. Para tanto, a solução foi reescrita, incluindo uma interface mais amigável para o usuário, backup facilitado e recursos de auditoria e tarifação. 

Há, ainda, a possibilidade de integrar as contas de e-mails com serviços de diretório como Active Directory e OpenLDAP, ferramentas que unificam em um único local todas as informações de acesso da empresa

“É uma solução para agregar diversas funcionalidades extras ao programa, boa parte delas com foco na segurança, por um valor mais baixo que a licença premium do fabricante”, resume Erlon Pinheiro, um dos sócios da F13.

De acordo com Pinheiro, a meta é quadruplicar o número de usuários do Ztool, chegando a 200 mil.

A cobrança não é feita por caixa postal, mas por uma combinação de recursos disponibilizados versus quantidade de u suários. 

Em um ambiente de mil contas com o recurso de backup por exemplo, o investimento seria de algo em torno de R$ 1,73 por conta ao mês.