A Avon, com 60 anos de atuação no Brasil, fatura, em média, 150 mil pedidos por dia. Foto: Divulgação.

A Avon desenvolveu um projeto de big data & analytics com a Microstrategy para entender o movimento dos clientes no seu portal B2B de vendas online. 

A companhia, com 60 anos de atuação no Brasil, fatura, em média, 150 mil pedidos por dia.

Para o projeto, a empresa combinou dados extraídos do mundo online com a base histórica da plataforma analítica da MicroStrategy. 

Raquel D'Anello, diretora de TI da Avon, afirma que o projeto buscava evitar que o “carrinho" fosse abandonado nas vendas online, entender o movimento no site e identificar os motivos que levam os clientes a desistirem de uma compra. 

Ela relata que após a inserção de tags em todo o portal de vendas B2B, essa necessidade ficou ainda mais evidente, pois se tornou possível acompanhar todos os movimentos da revendedora no site e saber o que ela fazia e em que momento, gerando um grande volume de informações.

"Diante desse cenário, nossa questão era: o que fazer com esse monte de informação? Começaram a chover perguntas sobre o comportamento e nós, meio sem saber o que fazer, chegamos para a MicroStrategy e falamos: 'o nosso BI tradicional não funciona mais. O que tem no mercado? Ouvimos falar do big data, o que podemos fazer com isso?' E aí veio a ideia de fazermos um piloto e começar a trabalhar essas informações", explica.

O piloto foi feito usando uma máquina relativamente simples e de baixo custo e toda essa infraestrutura foi levada para a nuvem. O investimento para viabilizar esse pontapé inicial, já incluindo os custos da mão de obra e da consultoria, totalizou cerca de US$ 50 mil.

"Queríamos descobrir e desmistificar esse tal de big data. Batemos na porta do Digital e questionamos o que o presidente perguntava e eles não conseguiam responder ou, então, saber o que levava três meses para ser respondido. Recebemos de volta umas quatro perguntas e, com base nelas, conseguimos entender quais eram os dados do nosso sistema transacional, do B2B e das mídias sociais que precisavam ser levados para esse sistema", diz Raquel.

Com o projeto de big data & analytics, a Avon passou a ter capacidade de personalizar ofertas digitais com base no comportamento específico da revendedora no site.

A Avon tem um portfólio de mais de 3 mil produtos ativos e as campanhas mudam de 15 em 15 dias. Com as informações geradas a partir do big data, é possível fazer uma antecipação do forecasting, enquanto o próximo ciclo está em planejamento.

"Também conseguimos revisar o limite de crédito online, o que antes era um dos vilões, pois a pessoa começava a fazer um pedido, mas em seguida passava a remover do carrinho alguns itens, porque seu limite de crédito havia estourado, por exemplo, e isso a levava a desistir da compra. Já pudemos perceber que isso aumentou a satisfação da mulher e fez com que ficasse mais tempo no site", enfatiza Raquel.

O projeto engloba a estratégia de transformação digital da Avon.

A equipe global de experiência e plataformas digitais da Avon também já lançou um folheto interativo móvel que permite que as representantes da empresa se conectem com seus clientes criando um carrinho de compras personalizado e ativado que pode ser compartilhado via WhatsApp e Facebook Messenger.

O recurso inclui análises em tempo real para aprimoramento e novas personalizações, facilitando o rastreamento de produtos mais vendidos e as preferências individuais.

A ferramenta está disponível globalmente, em 12 países, incluindo Brasil, Argentina, México, Rússia e Turquia.