Francisco Fortes.

Francisco Fortes, vice-presidente de Pessoas, Industrial e TI da Gerdau, deixará a empresa na sexta-feira, 13.

A informação é de fontes de mercado ouvidas pelo Baguete e foi confirmada pela siderúrgica por meio da sua assessoria de imprensa.

Fortes trabalhou na Gerdau por mais de 30 anos, tendo começado como estagiário na empresa em 1984. 

Desde 2011, Fortes vinha ocupando cargos de vice presidente executivo, sempre tendo TI entre suas atribuições.

“Francisco liderou mudanças importantes no sistema de gestão de pessoas, e foi um dos embaixadores da transformação digital vivida pela empresa atualmente”, afirma a Gerdau em nota, destacando que Fortes deve se dedicar a “projetos pessoais”.

Gustavo Werneck, CEO da Gerdau nomeado para o cargo em agosto do ano passado, vem fazendo alterações no funcionamento da companhia.

Werneck, o primeiro executivo a comandar a Gerdau não sendo oriundo da família Gerdau, transferiu a sede de Porto Alegre para São Paulo.

De acordo com uma matéria do Brazil Journal, o novo CEO quer decisões mais rápidas, com cada executivo tendo mais autonomia e assumindo um maior protagonismo. 

Na sede corporativa da Gerdau em Pinheiros, os diretores não têm mais sala própria. Uma só secretária atende todos os diretores e VPs, que se sentam juntos ao redor de uma mesa oval.

Werneck, que tem 44 anos e está na Gerdau há 13, liderou diversas iniciativas de inovação digital na companhia, incluindo um período de sete meses como CIO global da empresa, entre 2015 e 2016.