VENCEDOR

Paraná tem melhor nome de chatbot

09/07/2019 12:38

Estado acaba de lançar o Paraná Inteligência Artificial, mais conhecido como PIÁ.

A piazada fica louca com a novidade. Foto: Pexels.

Tamanho da fonte: -A+A

O Paraná acaba de lançar o o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), uma plataforma unificando 380 serviços do governo, com possibilidade de uso de chatbots para atender demandas.

Com o lançamento do PIÁ, o governo paranaense encerra uma disputa pelo melhor nome de sistema de chatbot no Brasil, mantida extraoficialmente pela redação do Baguete desde o início da tendência, no ano passado.

O Piá combina a proximidade buscada por nomes de sistemas de atendimento no feminino (Bia, Sara, Julia, Carol, Aura) ao mesmo em que faz o melhor trocadilho com o dono do sistema (superior a Roque, para o chatbot do Rock in Rio, ou Poupinha, para o do Poupa Tempo).

Para os não versados em dialetos do sul do país, piá é um termo afetuoso para “menino”, originado no do tupi pi'á, que significa "coração, estômago, entranhas".

No uso diário, muito comum em parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a palavra pode ser usada como um adjetivo “isso é coisa de piá” ou para designar um grupo de amigos “fui tomar uma cerveja com os piá”. 

É importante lembrar que piá nunca é usado no plural (os piá, não os piás), ainda que a forma “a piazada”, seja aceita para descrever um conjunto.

O governo paranaense afirma que o PIÁ é o primeiro programa de inteligência artificial do Brasil focado na prestação de serviços à população. 

Desenvolvido pela Celepar, a estatal paranaense de tecnologia, o PIÁ congrega, ainda, informações de documentos emitidos pelo governo federal e pelos municípios. 

Caso o usuário informe o seu CPF, o nível de customização aumenta, a partir do momento em que o PIÁ passa a saber exatamente com quem está se comunicando. 

“O PIÁ é um passo importante para o Paraná se tornar o estado mais inovador do Brasil”, disse o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior durante o fórum internacional de inovação ThinkinG, realizado em Foz do Iguaçu.

Ratinho Júnior também destacou a inspiração na iniciativa de governo digital da Estônia, o benchmark de 10 de 10 iniciativas do gênero.

Veja também

CARROS
Rentcars.com usa chatbot Zenvia

Com a nova modalidade, a empresa triplicou o número de usuários atendidos.

BOT
Vitreo automatiza atendimento com Loud Voice Services

A empresa conta com quase 25 mil investidores ativos e seis pessoas na equipe de atendimento.

COMPRAS
Accesstage: R$ 2 milhões por fábrica de software

Companhia comprou startup fundada há menos de um ano por um ex-funcionário.

ATENDIMENTO
Hi Platform adquire a SamChat

A Hi Platform possui atualmente 900 clientes.

INOVAÇÃO
Grupo Fleury tem laboratório de inovação

O Fleury Lab é focado no desenvolvimento de projetos digitais.

JISHU
Chatbot brasileiro da Lenovo conquista o mundo

Projeto iniciado no Brasil em 2016 teve roll out em 21 países das Américas.

ATENDIMENTO
Carrefour lança assistente virtual com IA

A solução foi desenvolvida pela unidade Services Digital do Grupo Services.

INOVAÇÃO
Sicredi adota soluções de cinco startups

Cooperativa tem banho de loja com chatbots, redes sociais corporativas, gamificação e visão computacional.

STARTUP
Zenvia compra TotalVoice

A empresa de Palhoça foi acelerada pela Darwin Startups.

MOBILIDADE
4all e Zenvia: pagamento no WhatsApp

Companhias gaúchas garantem ser as primeiras no Brasil a possibiitar um pagamento dentro do Whats.