Gustavo Perez, diretor-executivo da MTM Tecnologia. Foto: Divulgação.

A MTM Tecnologia foi a responsável pela implementação de uma solução para atendimento digital na área de saúde pública na cidade de Suzano. O sistema foi desenvolvido pela MTM em parceria com o Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (INTS), responsável pela operação de Unidades de Saúde da Família na cidade de Suzano.

O Saúde Suzano busca facilitar o acesso da população a informações de interesse e serviços como agendamento de consultas nas unidades de saúde do município e solicitação do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

As clínicas de saúde da família que utilizam a solução atingiram uma migração de até 70% dos agendamentos para as plataformas digitais e uma redução de até 60% da taxa de ausência a consultas agendadas pelo canal digital. 

“Iniciamos o trabalho com um plano de metas bem definido alinhado com o INTS, focando em dois pontos principais: reduzir as filas nas unidades de saúde para agendamento de consultas e diminuir o absenteísmo dos pacientes para os procedimentos já agendados. Estamos conseguindo atender essas metas, oferecendo mais qualidade ao cidadão, que não precisa se deslocar até a unidade para realizar o agendamento, e mais eficiência ao setor público”, afirma Gustavo Perez, diretor-executivo da MTM Tecnologia.

A ferramenta implantada combina aplicativo mobile, totens e sistema web. Por meio do aplicativo mobile instalado nos smartphones, o cidadão de Suzano pode consultar informações sobre as unidades de saúde e solicitar o agendamento da consulta, acompanhando a evolução de sua solicitação por meio de mensagens enviadas para o smartphone. 

Já os totens são disponibilizados nos espaços físicos da rede de saúde e permitem que os usuários respondam à pesquisa de satisfação sobre o atendimento recebido, mesmo que não tenham o aplicativo instalado em seus smartphones.  

Além disso, o sistema web recolhe todas as informações dos sistemas utilizados, organiza os dados, gera relatórios e retorna os resultados em tempo real em um painel online que pode ser acessado pelos gestores da área.

“Ter insights imediatos sobre o sistema de saúde agiliza nosso processo de tomada de decisão, para tomarmos providências rápidas na correção de problemas, sempre focando na melhoria contínua do serviço ao cidadão de Suzano. A área de saúde é muito dinâmica e o acompanhamento tem que ser em tempo real”, afirma Ian Cunha, superintendente do INTS.

A solução foi desenvolvida na plataforma MobileX, da MTM Tecnologia. O projeto agora busca integrar novas funcionalidades, como autoagendamento integrado aos sistemas das clínicas, o acesso e compartilhamento de resultados de exames e o acompanhamento remoto de pacientes.

Há cerca de um ano, a Daten, fabricante brasileira de computadores, comprou uma participação majoritária da MTM Tecnologia. A empresa conta com clientes como Albert Einstein, Sírio Libanês a divisão norte-americana da Carestream, entre outros.