Polo fica em Recife e gera um faturamento anual de mais de R$ 2,3 bilhões. Foto: divulgação.

O Porto Digital, localizado em Recife e considerado um dos parques tecnológicos mais importantes do país, anunciou que vai retomar as atividades presenciais a partir do dia 20 de julho.

Segundo a organização, a decisão foi tomada em conjunto com entidades representativas dos empreendimentos que formam o polo e, através de um protocolo de retomada de atividades, o grupo previu ações de mitigação de riscos sanitários para os colaboradores.

O documento com os protocolos para o retorno, que conta com uma série de recomendações de boas práticas e orientações, será distribuído às empresas que compõem o ecossistema.

Para a retomada, os funcionários das empresas do local e de atividades de apoio, como restaurantes, padarias e salões de beleza, devem receber material educativo, máscaras e álcool em gel, além terem a temperatura aferida.

Além disso, serão realizados treinamentos em formato de live com dicas de higiene, etiqueta sanitária no transporte público e em ambientes coletivos e cuidados gerais.

Antes de retornar ao ambiente de trabalho, as empresas do parque também terão acesso a um protocolo unificado para identificação e encaminhamento de trabalhadores com sintomas relacionados à Covid-19.

Nos ambientes corporativos, a recomendação é de limitar a quantidade de pessoas em salas, além de priorizar o agendamento de clientes e receber fornecedores e distribuidores em um local específico, de preferência em espaço e horário separados do atendimento ao público.

O escalonamento de horários de funcionamento e de almoço também deverão ser observados pelos gestores, além das exceções para pessoas que compõem os grupos de risco. 

De acordo com os dados compilados pelo site G1, Recife aparece como a quinta capital brasileira com mais casos de Covid-19 confirmados, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Belém. 

A cidade já teve 21.959 casos e 1.960 óbitos, números que ainda seguem uma curva crescente.

O Porto Digital é um parque urbano instalado no centro histórico do Bairro do Recife, mas já conta com áreas de expansão para os bairros de Santo Antônio, São José e Santo Amaro - o que totaliza uma área de 171 hectares na capital pernambucana. 

A região, antes degradada e de pouca influência na economia local, vem sendo requalificada de forma acelerada em termos urbanísticos, imobiliários e de recuperação do patrimônio histórico edificado. 

Desde a fundação do parque tecnológico, em 2000, já foram restaurados mais de 138 mil metros quadrados de imóveis históricos.

Atualmente, o Porto Digital abriga 330 empresas, organizações de fomento e órgãos de governo, com 11 mil profissionais e empreendedores. Esses empreendimentos geram um faturamento anual de mais de R$ 2,3 bilhões.

Entre as grandes empresas presentes no parque, estão Accenture, Fiat, IBM, Locaweb, TIVIT e Uber.