O Grupo Cocal tem sede em Paraguaçu Paulista, São Paulo. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O Grupo Cocal, que atua há quatro décadas no setor sucroenergético, contratou a solução Klassmatt, da Integra, para fazer o saneamento e governança dos seus cadastros.

Segundo a empresa, a necessidade surgiu por conta da dificuldade de não possuir um Padrão Descritivo de Materiais (PDM) com base nas melhores práticas de mercados. 

Isso trazia um alto índice de retrabalho, duplicidade de informações cadastrais, compras incorretas e impute manual de informações dentro do ERP Oracle EBS. 

Gerenciar os cadastros de materiais da organização tornou-se, então, uma prioridade para realizar melhores aquisições e mitigar riscos com informações incorretas. 

Para isso, a empresa escolheu a Klassmatt Integra S.A. por conta da expertise na padronização e descrição de itens, o que promove a mitigação de cadastros em duplicidade e de riscos tributários.

O projeto teve início em fevereiro deste ano e, no plano, foram contemplados o saneamento da base de cadastros e a implantação da plataforma Klassmatt.

Com o objetivo de preservar as informações que constam no ERP Oracle EBS da Cocal, a integração com a Klassmatt ocorreu via webservice, sendo que a ponte para conexão entre o ERP e a ferramenta foi totalmente desenvolvida pela TI da Klassmatt Integra. 

Foram mais de 4 mil itens saneados através da ferramenta de dados mestres. Além disso, a Klassmatt capacitou os usuários da Cocal para que tivessem autonomia para sanear outros de 50 mil materiais existentes na base de cadastros.  

Para auxiliar nesse processo, a especialista em cadastros fez uma análise nos materiais e, a partir deles, criou um ambiente com sugestões de PDMs, de maneira que os colaboradores da Cocal pudessem utilizar nesse saneamento efetuado pela organização.

Com o projeto, a equipe de Cocal afirma que passou a ter mais consciência do processo por trás da padronização de dados dos materiais.

“A maior vitória foi a conscientização dos usuários internos no entendimento da verdadeira importância da utilização correta dos PDM’s. A plataforma Klassmatt Integra nos dá a satisfação de um trabalho que está sendo bem feito, pois trouxe melhorias, enriquecimento de informações, evitando cadastros em duplicidade, NCM’s inválidos”, avalia Jonatan Vieira dos Santos, coordenador fiscal da Cocal. 

Segundo o profissional, a plataforma dá mais confiança na solicitação de cadastro de materiais e é um sistema muito extenso, que facilita desde a emissão de relatórios e gerenciamento até a interação com responsáveis e compra final do material.

“O time de suporte da ‘Klass’ sempre está disponível para sanar as nossas dúvidas referentes à melhor operacionalização da plataforma e, com isso, conseguimos entender e adaptar o sistema de acordo com fluxo e necessidade da companhia”, conta Santos.

Fundado em 1980, o Grupo Cocal tem sede em Paraguaçu Paulista, São Paulo, com 142 mil hectares de área sob gestão e 5,2 mil colaboradores. A empresa atua na produção de cana-de-açúcar, açúcar, etanol, energia elétrica e biogás.

Já a Integra possui 21 anos de experiência e atende clientes em 32 países. A plataforma Klassmatt possui mais de 50 mil usuários. No primeiro trimestre de 2021, a companhia cresceu 41,7 % em comparação com o mesmo período do ano passado.