Integrado UPF abre vagas. Foto: divulgação.

A UPF abriu - por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) - inscrições para quatro cursos técnicos gratuitos no Centro de Ensino Médio Integrado UPF, incluindo um curso em Técnico em Informática.

A oferta tem 40 vagas e possui o objetivo de proporcionar capacitação efetiva em linguagens de programação, atendendo às necessidades do mercado de trabalho, diz a UPF em comunicado.

O técnico pode atuar no suporte de redes de computadores e gerenciamento de banco de dados, integrando sistemas lógicos por meio de estruturas físicas de redes.

O curso é resultado de investimentos repassado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal.

Podem se inscrever os candidatos que fizeram o Enem 2012 e que tenham obtido nota maior do que zero na redação. O processo de inscrições vai até 12 de agosto exclusivamente pela internet, no site do Sisutec e não há cobrança de taxas.

Ao todo, o Integrado UPF está oferecendo 160 vagas, sendo 40 para cada um dos quatro cursos: Técnico Informática, em Alimentos, em Enfermagem e em Mecânica.

SISUTEC

Através do Sisutec, o governo federal quer promover o ingresso de 230 mil estudantes dentro do ensino técnico, 10% deles na área de informática.

Do total de vagas do sistema, 85% são destinadas aos candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada na condição de bolsista integral.

As vagas são ofertadas em instituições da rede publica, privada e do Sistema S. Os cursos têm de um a dois anos de duração, com carga horária entre 800 e 1.200 horas-aula.