A Anhembi Morumbi utilizou recursos do Watson, da IBM, para lançar um chatbot. Foto: Divulgação.

A Anhembi Morumbi, integrante da rede internacional de Universidades Laureate, contratou a Proa Tecnologia Criativa para criar um novo canal de comunicação no aplicativo “Sou Anhembi”. A empresa utilizou recursos de inteligência artificial do Watson, da IBM, para lançar um chatbot.

Por meio da ferramenta, os alunos poderão tirar dúvidas em áreas como: notas, faltas, matrícula, carteira de transportes, entre outras. 

Na primeira fase do projeto, o assistente virtual atende aos 15 principais assuntos buscados pelos alunos e transfere para os atendentes da universidade as dúvidas que ainda não aprendeu a responder. Dessa forma, o sistema será treinado continuamente de acordo com novas interações humanas.

Ao longo do desenvolvimento, os alunos poderão solicitar serviços diretamente pela interface de atendimento interativa.

Com o assistente virtual, a operação de atendimento fica disponível 24 horas e em todos os dias da semana. O aplicativo Sou Anhembi com atendimento virtual está disponível para download gratuito nos dispositivos iOS e Android.

"Com o Watson, empresas podem melhorar a experiência de seus clientes e oferecer um serviço mais ágil e eficiente. Os chatbots entendem a linguagem natural humana, processam a informação de maneira inteligente e devolvem aos usuários respostas com alto grau de acurácia e confiabilidade””, explica David Dias, líder de canais para Watson na IBM Brasil.

A API do Watson utilizada no chatbot é a Conversation, que permite a conversa entre o usuário e o sistema com linguagem natural, similar a comunicação entre humanos.

O recurso tem sido o mais utilizado em sistemas utilizam ferramentas cognitivas da IBM, com o crescimento dos chatbots. Na última semana, o Banco do Brasil anunciou que vai lançar um chatbot feito com Watson para atendimento no Facebook Messenger.  

Em junho, a Via Varejo, controladora do Pontofrio e das Casas Bahia, também divulgou que utilizará tecnologias de inteligência artificial da IBM para lançar um chatbot como novo canal de comunicação.

Já a MRV apresentou em maio a Maria Rosa, atendente virtual criada pela empresa para interpretar o contexto das situações requeridas pelos clientes e formular respostas. 

A Universidade Anhembi Morumbi faz parte, desde 2005, da rede internacional de universidades Laureate, presente em 25 países com mais de 70 instituições de ensino superior.

Em São Paulo, a instituição conta com seis campi localizados nas regiões da Avenida Paulista, Vila Olímpia, Mooca, Morumbi e Vale do Anhangabaú.